
OnePlus supera Apple e Samsung e lidera vendas de topos de linha na Índia
Sendo o alvo de grandes empresas de tecnologia,
o mercado indiano é um dos maiores do mundo e garante para algumas dessas
companhias grande parte das suas rendas. Com estratégias de vendas cada vez
mais competitivas, as fabricantes de smartphones lutam entre si para que seus
aparelhos ocupem um papel protagonista no bolso da maioria dos usuários.
Uma pesquisa realizada pela Counterpoint,
empresa que analisa diversos ramos de mercado, divulgou hoje (31) os resultados
das vendas de smartphones premium na Índia no segundo trimestre do ano. De acordo com o estudo, a OnePlus foi pela
primeira vez a campeã de vendas no país, deixando grandes
concorrentes como Apple e Samsung para trás.
A companhia chinesa, que tem cerca de 1/3
da sua receita vinda do país asiático, fez um excelente trabalho de marketing na
região e graças a uma combinação curiosa dos fatos, obteve participação de
mercado entre os smartphones premium de cerca de 30% apenas com o OnePlus 6.
Durante o período, enquanto a empresa
lançava o seu novo topo de linha por um preço inferior ao da concorrência, com
recursos semelhantes, a Samsung enfrentava uma queda nas vendas do Galaxy S9, que foi uma verdadeira
decepção para a companhia. Enquanto isso, a Apple encarava, e
ainda encara, uma baixa demanda por seus aparelhos devido a sazonalidade, além
de desafios quanto a precificação dos
iPhones 8 e X devido ao aumento dos impostos.

Como pode ser visto no gráfico acima,
a empresa de Cupertino encara a sua segunda queda na participação do mercado
indiano, com algo em torno dos 15%, ficando abaixo da Samsumg,
com um pouco mais de 30% e da OnePlus, que lidera com uma porcentagem em torno dos
40%. O gráfico compara os smartphones vendidos por preços acima das 30 mil rúpias
indianas, algo por volta dos R$ 1.642 reais – sem impostos ou taxas.
Essa
grande liderança da empresa chinesa parte da sua proposta de oferecer um
aparelho de alto desempenho e tecnologia por um preço mais acessível, além do
estabelecimento de estratégias agressivas de vendas.
A OnePlus resolveu fazer uma “limpa de
estoque” com o OnePlus 5T, preparando o mercado do país para a chegada do seu
sucessor. Com isso, as vendas do smartphone alavancaram e garantiram uma
participação de mercado de 10% a empresa apenas por conta desse aparelho.
Contabilizando assim os 40% mostrados no ranque abaixo.

No entanto, ao que tange a venda dos
aparelhos mais premium, as três empresas encaram uma diminuição das suas
participações no mercado indiano, tendo em vista que no trimestre anterior ocupavam
cerca de 95% de participação e agora ocupam “apenas” 88%. Isso pode ser dar ao
fato da entrada de novos smartphones da mesma faixa no mercado, como o P20, da
Huawei, o X21, da Vivo, e o V30 Plus da LG.
Autor: Philipe Farias
Fonte: Counter Point