Xbox One e Playstation 4 têm seus serviços online afetados por conta de provedor

No último dia 29 (sexta-feira), usuários do Playstation 4 e do Xbox One reportaram problemas em acessar as suas respectivas plataformas de serviços online, Playstation Network e Xbox Live, respectivamente.

De acordo com os que relataram o problema, não era possível ingressar nos serviços online da Sony e da Microsoft, além de alguns outros sites como o Twitter. No entanto, como o problema era intermitente, ou seja, era possível acessar outros sites normalmente, alguns usuários relacionaram o problema aos servidores da Sony, da Microsoft ou do Twitter, por exemplo.

Enquanto a Microsoft comunicou que a Xbox Live estava com problemas em aceitar a entrada de alguns membros para jogos online, a Sony não atualizou o status do seu site e o seu serviço de atendimento nas redes sociais pedia para que os seus clientes checassem o problema com seus ISP (internet service provider – provedor de acesso à internet).

fcc-slaps-comcast-with-2-76.jpg
Imagem: Digital Trends


Ao que parece a Sony estava realmente certa, uma vez que a Comcast, conglomerado de mídia e entretenimento que possui serviços de provedor de internet, emitiu um comunicado oficial dizendo que estava com problemas nos seus servidores.

“We identified two separate and unrelated fiber cuts to our network backbone providers.” – “Our engineers worked to address the issue immediately and services are now being restored to business and residential internet, video, and voice customers. We again apologize to anyone who was impacted”, disse o porta-voz da Comcast em nota ao site GamesBeat.

Tradução: “Nós identificamos dois cortes de fibra separados e não relacionados aos nossos provedores de rede backbone” – “Nossos engenheiros trabalharam para resolver o problema imediatamente e os serviços agora estão sendo restaurados para clientes comerciais e residenciais de internet, assim como os de vídeo e de voz. Nos desculpamos mais uma vez com todos aqueles que foram afetados.”

Algumas horas depois da Comcast ter reconhecido o problema e afirmar estar trabalhando em uma resolução, os serviços foram restabelecidos e os usuários puderam desfrutar novamente das funções perdidas.

E você, chegou a ser afetado pelo problema?

Autor: Philipe Farias

Fonte: Venture Beat