Confira! Xbox pode receber suporte para teclado e mouse em breve

Desde que computadores e consoles existem, há uma verdadeira rixa entre os que escolhem um ou outro dispositivo como sua plataforma de jogos. Enquanto os que escolhem o console defendem a praticidade e a existência dos títulos exclusivos para a plataforma, os que escolhem o PC defendem a facilidade para fazer upgrade do hardware e a precisão dos controles graças a utilização do combo teclado e mouse.

Agora uma dessas questões pode estar chegando ao fim, pois de acordo com documentos obtidos pelo site Windows Central, a Microsoft está trabalhando para trazer o suporte a mouses e teclados para o Xbox One. A empresa estaria atuando em conjunto com a Razer e os documentos detalham que a companhia havia planejado trazer o suporte na atualização de abril do dev kit, pacote beta de atualização voltado para desenvolvedores.  

razerlearnings.jpg
Imagem: Windows Central


Durante uma suposta conversa da Microsoft com alguns desenvolvedores, a gigante de Redmond teria revelado os seus planos de trazer o suporte para o console, chegando a mostrar o Razer Turret, um combo de teclado e mouse “compatível” com o sofá de casa, já que pode ser usado apoiado nas pernas.

Na mesma imagem, como pode ser visto acima, o teclado mecânico Razer BlackWidow Chroma V2 também dá as caras e supostamente teríamos o recurso de iluminação Razer Chroma RGB também no console, assim como acontece no PC onde as teclas ficam iluminadas de acordo com a situação do jogo.

gamebalance.jpg
Imagem: Windows Central


Ainda durante a suposta conversa, a empresa teria levantando a questão do balanço de jogo. Para a Microsoft essa questão de equilíbrio entre jogadores com teclado e mouse e jogadores com controles deverá ficar por conta de cada desenvolvedor, cabendo a ele decidir quando dar o suporte ao combo ou não.

No entanto, a empresa aconselhou aos desenvolvedores que utilizem o tipo de dispositivo conectado para fazer a distribuição dos jogadores em partidas onde todos possuam recursos semelhantes, uma vez que utilizar mouse e teclado pode dar uma grande vantagem em um jogo de tiro, por exemplo.

mouse-features.png
Imagem: Windows Central
mouse-support.png
Imagem: Windows Central


Apesar do suposto suporte aos novos periféricos, o controle do console ainda seria obrigatório e ao contrário do que acontece atualmente com esses, apenas um teclado e um mouse seriam suportados.

A Microsoft ainda teria ressaltado que os teclados e mouses USB suportados pelo Windows funcionariam normalmente no Xbox One, incluindo aqueles sem fio que usam um dongle USB (aquela pecinha que você conecta na porta do PC). No entanto, o mesmo não seria válido para periféricos com drivers próprios ou que se conectam diretamente através do Bluetooth.

Não há como saber se o projeto ainda está de pé, mas de acordo com o Windows Central a novidade poderá ser vista em breve junto a um grande pacote de atualizações.

E você que tem um Xbox One, o que acharia da novidade? Será que esse suporte visa a chegada da próxima geração de consoles da empresa?

Autor: Philipe Farias