Passo a passo para realizar jailbreak no iPhone, iPad ou iPod

Aqueles que estão em busca de mais liberdade no uso do iPhone, iPad ou iPod devem apreciar a leitura desse passo a passo para aplicar o jailbreak (desbloqueio) no iOS com a ajuda das ferramentas da equipe Pangu.

Apple atualiza seu sistema operacional móvel constantemente em busca de incrementar recursos e segurança, como o fechamento das portas que possibilitam o destravamento o iOS. Mas a comunidade de desenvolvedores independentes sempre encontra uma forma de aplicar o jailbreak e, assim, permitir a instalação do Cydia com inúmeras soluções em apps e tweaks que não passam no crivo da gigante da maçã para figurarem na App Store.

Os tutoriais abaixo poderão ser seguidos por usuários do iOS 9.3.3 ou versões mais antigas (até o iOS 9.2). No primeiro passo a passo ensinamos a utilizar o aplicativo da Pangu para Windows (versão em chinês), enquanto a segunda opção dispensa o uso de um computador, já que o processo é feito via navegador Safari dentro do próprio sistema móvel.

OBS: Antes de prosseguir alertamos que será solicitado um Apple ID e recomendamos que seja criado um novo sem dados pessoais (para evitar o risco de informações sensíveis caírem nas mãos de criminosos virtuais). Também é importante alertar que essa solução é semi-tethered, ou seja, se você reiniciar o dispositivo terá que repetir os dois últimos passos do tutorial abaixo antes de utilizar qualquer app instalado pelo Cydia.

Jailbreak com Pangu no Windows

pangu-jailbreak-650x383.jpg
  1. Conecte o seu dispositivo Apple no PC ou Mac rodando Windows (pode ser uma máquina virtual) e com o iTunes instalado.
  2. Desative o “Find My Phone” em seu dispositivo móvel acessando Ajustes > iCloud 
  3. Baixe o pacote de instalação do Jailbreak Pangu (clicando aqui)
  4. Instale o “PP 5.0 tool” por meio do pphelper. Basta clicar no botão e quando finalizar o processo o app será aberto.
  5. Na ferramenta PP 5.0 clique no botão verde para que os componentes necessários sejam baixados 
  6. Informe os dados da conta Appel ID escolhida para o processo. As informações serão programadas em seu dispositivo e assim que finalizado o processo você pode clicar no botão verde para continuar.
  7. Na tela do iPhone, iPad ou iTouch toque na Página de gerenciamento de dispositivo e, depois, em confiar para finalizar a programação
  8. Retorne para a Tela Inicial e abra a ferramenta de Jailbreak
  9. Ative as notificações e desbloqueie a caixa abaixo do círculo
  10. Toque no círculo, bloqueie seu dispositivo (dando um toque no botão power) e aguarde o iOS atualizar as informações no sistema
  11. Desbloqueie seu aparelho e já pode desfrutar da liberdade extra!

O vídeo abaixo exemplifica na prática o processo descrito acima.

Jailbreak com Pangu diretamente no iOS (via Safari)

Chamado de jailbreak autônomo, essa opção é possível devido aos trabalhos do grupo Totoateam, que compilou o Pangu para rodar diretamente do navegador Safari do iOS, dispensando a conexão via USB com um computador. Essa versão também é semi-untethered.

Antes de iniciar, desative o Touch ID e o Find My Phone nas preferências do dispositivo.

pangu-jailbreak-650x383.jpg
  1. Abra o safari e navegue até o endereço https://www.birdflightapp.com/apps/6159/app-builds/TTJailbreak/public
  2. Toque no botão "Install" e aguarde até que o "PP seja instalado" (Ícone PP será exibido na tela inicial, mas não o abra ainda!)
  3. Antes de abrir o PP acesse Ajustes > Geral > Gerenciamento de dispositivo > e pressione “Confiar” no certificado da AKRAM AL NEAMI BUILDING MATERIALS TRADING CO (L.L.C)
  4. Abra o app “PP”, aceite o prompt apertando em OK (isso permitirá os avisos de notificação Push.
  5. Desmarque a caixa encontrada logo abaixo do círculo grande, toque no círculo, e uma vez que o processo for iniciado, bloqueie seu aparelho tocando no botão de liga/desliga.
  6. Após receber a notificação em sua tela bloqueada, o aparelho terá o jailbreak; espere até que o Cydia seja compilado e comece a usar.

Compartilhe conosco o seu motivo para realizar jailbreak, vale realmente a pena essa liberdade extra?