Nova Launcher 5 é lançado com recursos do Pixel Launcher

O Nova Launcher é de longe o app de tela inicial mais completo para Android. Com o lançamento da linha Pixel, Google introduziu um novo launcher que trouxe algumas mudanças interessantes para a forma de interagir com a tela inicial do Android, e muitas destas novidades foram incorporadas ao Nova Launcher.

Em sua versão 5.0, o Nova Launcher trouxe um novo tipo de acesso à gaveta de apps. Agora é possível deslizar da dock da tela inicial para cima gerando um efeito de expansão que leva aos apps do usuário, como visto no Pixel Launcher. A nova barra de pesquisa do Google na linha Pixel também foi adicionada nesta atualização.

Na gaveta de apps agora é possível acessar uma nova barra de pesquisa por aplicativos que exibe os apps que foram acessados ou instalados recentemente. Sempre que um app é atualizado diretamente da Play Store, ele também é exibido no topo da barra de pesquisa. 

screenshot-20161213-2121-75.png
screenshot-20161213-2121-92.png

Os gestos, disponíveis apenas na versão paga do app, ganham uma nova adição com a possibilidade de tocar duas vezes na tela principal e finalizar o comando deslizando para cima ou para baixo. Desta forma, o recurso de toque duplo agora possui três variantes para gestos distintos.

Outra novidade está nos atalhos de apps na tela inicial, algo que foi estreado na linha Pixel. Quando você toca e segura sobre um app é possível escolher uma função especifica, assim como editar o ícone do app ou desinstalar a aplicação do seu smartphone.

Por fim, o recurso de backup foi melhorado para facilitar salvar suas configurações e restaurá-las de outro aparelho Android facilmente. A atualização já pode ser baixada diretamente da Play Store.