Root: Que tal um GIF no lugar do botão “Home” do seu Android?

Se você é usuário do Android há algum tempo e teve a oportunidade de experimentar smartphones de diversas marcas, provavelmente notou que cada empresa personaliza a sua interface da maneira que deseja, desde as que quase não modificam a experiência original do sistema até aquelas que as modificações são tamanhas que nem parece o Android.

No entanto, independente de qual seja o aparelho ou a empresa que tenha escolhido, provavelmente você já se viu baixando um novo pacote de ícones ou um novo launcher para mudar o visual do seu Android. Talvez você seja até mesmo um dos usuários que escolheu ir mais além e aplica modificações diretamente na raiz do sistema, mudando o kernel ou até mesmo instalando uma ROM personalizada – afinal, ninguém é obrigado a gostar para sempre da interface que determinada empresa escolheu para seus dispositivos.

Buscando oferecer mais uma dessas possibilidades de personalização, o reconhecido usuário do fórum de desenvolvedores XDA Developers, Ticklefish, trouxe uma modificação interessante para o sistema do robô: adicionar um giff no lugar do botão home do software. 

https-2f2fiimgurcom-81.gif
Gif: XDA Developers

Além do gatinho em loop, o desenvolvedor também testou outras opções como bandeiras, personagens famosos como o Ryu do “Street Fighter” e o Stitch, do “Lilo e Stitch”

Como era de esperar, para conseguir fazer a modificação no seu próprio aparelho é necessário primeiramente que ele seja rooteado. O processo ainda exige que o arquivo SystemUI.apk seja descompilado, alterado com a nova configuração, recompilado e inserido em sua pasta de origem. Apesar de parecer simples à primeira vista, é recomendado que você tenha um conhecimento pleno do processo afim de evitar mais problemas.

O mod é compatível com qualquer ROM em todas as versões do Android, com exceção da P – que ainda se encontra em fase beta. Confira no link a seguir o tutorial escrito, em inglês, pelo próprio desenvolvedor.

Tutorial: Como colocar um GIF no lugar do botão Home do seu Android

 

Autor: Philipe Farias