Telemarketing nunca mais! Função para bloqueio de ligações spam é encontrada no app de telefone do Google

Sendo o aplicativo padrão de chamadas em aparelhos como os da linha Pixel, da linha Nexus ou até mesmo daqueles que possuem um Android puro, o Google Phone teve o seu .apk completamente dissecado por alguns usuários do fórum XDA-Developers, que nada mais é do que uma comunidade de desenvolvedores.

De acordo com o que foi reportado no fórum, foi encontrada uma nova função muito interessante na versão (beta) 22 do aplicativo: a possibilidade de ignorar de forma automática chamadas de SPAM, como aquelas vindo de operadoras ou empresas de telemarketing – evitando ao máximo que a pessoa seja incomodada em sua rotina.

344195.jpg
Tela de configuração do aplicativo de chamadas do Google - Fonte: XDA Developers

Durante o destrincho do apk, que é o pacote de instalação “entendido” pelo Android, os desenvolvedores encontraram o recurso sob o nome de “Call Screen” (Tela de chamada em tradução livre) e notaram que de acordo com as especificações, ele não necessitará de uma conexão com a internet, seja essa WiFi ou dados móveis. Para funcionar, a nova função fará a conversão automática e em tempo real de áudio para texto e informará ao usuário se há ou não um robô do outro lado linha. Tanto os áudios analisados como as transcrições serão armazenados apenas no aparelho.

Ao que tudo indica a função não está 100% operante e ainda não se tem certeza de como ela irá funcionar de fato. No entanto, baseado no estado atual de desenvolvimento, acredita-se que veremos o novo recurso nos próximos dois meses, o que pode coincidir com o lançamento do Pixel 3.

Caso queira conferir todo o trabalho feito pelos usuários do XDA, basta acessar a página (em inglês) clicando aqui.

Autor: Philipe Farias

Fonte: GsmArena