Confira! Xiaomi libera novas versões da MIUI 10 e da MIUI 9.5 para alguns aparelhos

Para quem não se lembra, a Xiaomi anunciou no dia 31 de maio junto aos seus novos smartphones topo de linha a Miui 10, nova versão da interface proprietária da empresa que roda sobre o Android.

Apesar do foco estar voltado para os aparelhos durante a ocasião, a companhia mostrou as novidades que traria na nova geração da interface, que vão desde novos sons de notificação inspirados na natureza até a navegação por gestos e uma nova tela para gerenciamento de tarefas. Tudo feito pensando na interação dos usuários com os seus respectivos smartphones, dos recém lançados com grandes proporções de tela aos mais antigos com bordas um pouco mais grossas.


Durante o evento a Xiaomi ainda comunicou que uma versão beta chinesa estaria disponível para alguns usuários em junho e nesse ponto é necessário um pouco de atenção. A companhia costuma liberar dois tipos de ROMs diferentes para seus smartphones, a chinesa e a global, e diferente do que se imagina a versão global não é apenas uma tradução da versão chinesa.

Mesmo que você ache que o Google dominou o mundo, ele ainda encontra alguma resistência para entrar em alguns países, principalmente aqueles em que a população não possui grande liberdade para acessar o que quiser na internet, como é o caso da China.

Tendo isso em mente, a ROM chinesa da Xiaomi traz para seus usuários todos os serviços da empresa chinesa, deixando de lado os apps do Google, por exemplo. Na global, como você pode imaginar, a companhia faz a tradução do sistema para outras línguas, retira os seus serviços que estão disponíveis apenas para o mercado chinês e adiciona os apps do Google.

maxresdefault.jpg
Mi Note 3 – Imagem: Youtube Geek Antenado


Desde o anúncio da nova interface, a Xiaomi publicou algumas versões beta da ROM chinesa para usuários de alguns aparelhos e até mesmo uma versão beta da ROM global para usuários de outros países. Agora, a companhia acaba de trazer uma versão beta da ROM chinesa para usuários do Mi Note 3 e do Redmi Note 4X.

Caso você possua um dos dois aparelhos e queira se aventurar na versão chinesa, basta acessar os links abaixo para fazer o download da MIUI 10. Como provavelmente você precisará instalar o TWRP para ter acesso a ROM, esse tópico no fórum XDA também estará logo a seguir.

Mi Note 3 (jason):

Download MIUI 10 China Beta.

Tópico fórum XDA Developers TWRP.

Redmi Note 4 (mido):

Download MIUI 10 China Beta.

Tópico fórum XDA Developers TWRP.

Vale ressaltar que instalar uma ROM chinesa em um smartphone que está fora da China pode resultar em problemas de compatibilidade de serviços.

Redmi Note 5

E para você que tem um Redmi Note 5, está no Android Nougat 7.0, e não teve muita coragem ou disposição para instalar a versão global beta da MIUI 10 disponibilizada para o seu aparelho, a Xiaomi divulgou na última segunda-feira (25), através do seu Twitter oficial, que os usuários desse smartphone receberão em breve uma atualização para o Android Oreo 8.0 com a MIUI 9.5. 


A atualização tem data marcada para ser liberada a nível global: 29 de junho, e de acordo com o próprio tweet da empresa, caso você não receba a atualização na primeira fase, não se preocupe! Você a receberá em breve.

 

Autor: Philipe Farias