IGTV: a nova plataforma de vídeos do Instagram que promete competir com o YouTube

O Instagram anunciou nessa semana a sua nova plataforma para vídeos longos, o IGTV, recurso que de acordo com a própria empresa chega 5 anos depois do aplicativo permitir a postagem de vídeos.

A nova plataforma traz a possibilidade para que usuários e criadores de conteúdo postem vídeos mais longos do que o permitido atualmente no Instagram (1 minuto) e em um formato conhecido na rede social, na vertical. Por enquanto, usuários comuns poderão postar vídeos de até 10 minutos e criadores de conteúdo verificados poderão ir um pouco além, com vídeos de até 1 hora.

Vale ressaltar que o recurso não é igual o Stories onde o conteúdo expira após 24 horas de postado.

Com uma estratégia que pode contribuir muito para o desenvolvimento do recurso vez que o Instagram possui mais de 800 milhões de usuários, pessoas que possuem um perfil na rede social poderão consumir o conteúdo criado para o IGTV sem precisar criar uma nova conta ou sequer ter que baixar o aplicativo na loja, uma vez que os vídeos podem ser acessados também através de um atalho no próprio Instagram.

A plataforma, que traz o slogan “The next generation of video” (“a próxima geração de vídeo” em tradução direta), parece chegar com o intuito de travar uma batalha direta com o YouTube e enterrar de vez o Snapchat, que havia permitido há pouco tempo atrás a postagem de vídeos mais longos em seu aplicativo.

igtv.jpg
Imagem: Reprodução/Instagram


O novo recurso chega com uma proposta diferente da vista no YouTube e funciona da seguinte forma. Você, com sua conta padrão no Instagram, inicia a sua experiência seguindo as pessoas que seguia no aplicativo e que criaram um canal na plataforma.

Os vídeos começam a tocar assim que o aplicativo ou o atalho do Instagram é aberto e são voltados inteiramente para a reprodução em smartphones: filmados e reproduzidos na vertical e em tela cheia. O motivo de toda essa atenção para a produção de conteúdo para dispositivos móveis é o que de certa forma nomeia a aplicação.

Graças a pesquisas e estimativas divulgadas na própria página de apresentação do IGTV, atualmente o público mais jovem consome mais conteúdo criado por amadores, as pessoas estão assistindo menos TV do que vídeos digitais e até 2021 a reprodução de vídeos em dispositivos mobile irão representar 78% do tráfego de dados. Logo, fica claro que a tentativa do Instagram é revolucionar de fato o consumo de vídeos em smartphones se transformando em uma nova TV.

A empresa ainda não compartilhou de forma aberta sobre a remuneração dos criadores de conteúdo para o IGTV, mas acredita-se que há planos e padrões bem definidos já que para atrair os principais criadores o Instagram terá que oferecer, no mínimo, uma proposta melhor do que a vista no YouTube, por exemplo.

igtv-.png
Imagem: Reprodução/Techtudo


Você pode acessar o IGTV tanto pelo ícone da plataforma localizado a esquerda do ícone de mensagens no Instagram, como na imagem acima, ou baixar o aplicativo através dos links abaixo.

Para baixar o app IGTV para Android, clique aqui.

Para baixar o app IGTV para iOS, clique aqui.

 

Autor: Philipe Farias

Fonte: Instagram