Microsoft libera build do Windows 10 e traz SwiftKey além de outras novidades

A Microsoft liberou ontem (14) para os participantes do seu programa de testes, Windows Insiders, uma nova build para o Windows 10 Redstone 5. A compilação, que foi intitulada com o número 17692, traz novidades para os participantes do programa que selecionaram as atualizações regulares nos modos de Ciclo Rápido ou Skip Ahead (“pular adiante” em tradução direta). Vamos as novidades.

SwiftKey

7db1956d832ae1aaeef14ca3-18.gif
SwiftKey em ação – Imagem: Blog Microsoft


O aplicativo da Microsoft que já era disponível para iOS e Android acabou de aterrissar na nova Build para os usuários do sistema em dispositivos com telas sensíveis ao toque. De acordo com a empresa “a inteligência do Switftkey chega ao Windows” e agora o teclado do sistema poderá sugerir autocorreções e predições com mais precisão baseando-se na forma de escrever do próprio usuário.

Gamebar

f14e7a4d56d60625f83fdac2-13.png
Novos recursos da GameBar – Fonte: Blog Microsoft


A barra de jogos do Windows também ganhou mais funcionalidades na versão de testes e agora permite que o usuário faça alterações pontuais em seu computador ou acompanhe o desempenho da máquina sem sair do jogo. Será possível, por exemplo, alterar o dispositivo principal de áudio, isso é, mudar a reprodução do som das caixas para o fone e vice-versa, e acompanhar dados sobre performance, como taxa de quadros do jogo (FPS), uso da RAM e da VRAM (GPU), e uso do processamento da CPU.

Para os usuários de desktops ou notebooks com muitos processos rodando em segundo plano, a Game Bar ainda permitirá incrementar a performance do micro através da seleção da opção “Recursos dedicados”, melhorando ainda mais a experiência durante a jogatina.

Acessibilidade

3d02e946f12c0150f63161fc-74.png
Melhoria nas opções de acessibilidade – Fonte: Blog Microsoft


Graças a opinião emitida por vários usuários, a Microsoft voltou atrás e trouxe novamente a função para poder personalizar o tamanho dos textos do sistema. Através de um slide da função intitulada “Make everything bigger”, o usuário poderá definir o tamanho dos textos por todo o Windows desde os menus de configuração até os aplicativos win32.

Dando uma atenção maior as funções de acessibilidade, o sistema também ganhou melhorias quanto a função de narrador, que agora conta com um teclado melhorado para pessoas que usam a leitura de tela e outras aprimorações como a capacidade de encontrar textos mais facilmente, por exemplo.

Novidades no Edge

A Microsoft também havia informado que a build traria uma melhoria significativa para o Microsoft Edge, permitindo que o usuário pudesse escolher quais sites poderiam usufruir do recurso de reproduzir vídeos automaticamente. No entanto, a companhia informou que se antecipou na publicação e o recurso só estará disponível em uma build futura.

Além de todas essas novas funcionalidades, a empresa ainda destacou que a compilação traz correção de alguns erros de otimização e bugs, melhorias na pesquisa de aplicativos através da barra de busca do sistema e novidades para a Windows Mixed Reality. Se você está inscrito no programa de testes da empresa, basta atualizar o seu dispositivo e aproveitar as novidades, caso não esteja, a única forma é aguardar para que a Microsoft lance as novas funcionalidades em um pacote de atualizações.

Autor: Philipe Farias

Fonte: Blog Windows