Cuidado! Novo golpe no WhatsApp oferece camisas oficiais da seleção

Com a Copa do Mundo FIFA chegando e a expectativa para o Hexa habitando no coração de quase todo brasileiro, qualquer coisa sobre o assunto se espalha com grande rapidez. Aproveitando-se dessa grande paixão nacional que é o futebol, golpistas, com o intuito de roubar dados, armam novo golpe no WhatsApp e prometem camisas oficiais da seleção brasileira.


mensagem-no-whatsapp-152-95.jpg
Mensagem vinculada no mensageiro – fonte: Uol


Em um texto que vem circulando pelo mensageiro, golpistas dizem que a Nike, patrocinadora oficial da seleção, está dando camisas oficiais da copa do mundo, e que para ganha-las basta acessar o link que vem junto a mensagem.

Nesse link, que não possui qualquer vínculo com a marca, o usuário é submetido a perguntas e acaba informando dados pessoais como número de telefone e endereço para entrega da suposta camisa, que nunca chega. No final do questionário, é sugerido ao usuário que compartilhe a “promoção”, difundindo mais ainda o golpe.

Com os dados dos usuários em mãos, o leque para outros golpes se abre, e a possibilidade de que um golpe mais sério aconteça se torna muito maior.

 

golpe-no-whatsapp-copa-72.jpg
Página onde os golpistas recolhem os dados através de perguntas e formulários – fonte: Uol


O recomendado para fugir de golpes como esse é sempre acessar o site oficial da empresa que supostamente está fazendo a promoção, pois, é praticamente garantido que haja algo relacionado por lá. Além disso, sempre é recomendado ter um pé atrás quando algo é oferecido de graça, afinal, como já diria o provérbio popular, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

Ainda não há informações de quantas pessoas já foram vítimas do golpe, mas o recomendado é que este aviso seja compartilhado com seus amigos e familiares para que eles tenham o conhecimento e não cliquem no link.

 

Autor: Philipe Farias

Fonte: UOL