Windows 10 April 2018 Update traz problemas em atualização acumulativa

Caso você ainda não saiba, o Windows 10 já foi anunciado como o último Windows, mas antes que você entre em desespero, a Microsoft continua lançando grandes atualizações, geralmente duas ao ano, para que a experiência dos seus usuários com o sistema seja ainda melhor. A única coisa que não teremos mais é a mudança no número da versão como acontecia antes, tipo Windows XP, 7, 8, 8.1, etc.

Uma das duas grandes atualizações anuais, sendo a 5º grande atualização desde o anuncio do Windows 10, saiu recentemente no final de abril desse ano, a April 2018 Update. E trouxe algumas novidades, como entre outras, o recurso de linha do tempo (timeline), que apesar de ter chegado agora, foi anunciado como um recurso da Fall Creators Update (do ano passado). Mas antes tarde do que nunca, não é?

Abaixo, você pode conferir um vídeo do canal do Windows no Youtube mostrando rapidamente as novas funcionalidades do sistema.



Já é esperado, de certa forma, que alguns usuários tenham problemas em seus PCs com novas versões do Windows 10 que acabaram de sair, afinal, com a grande pluralidade de hardwares suportados pelo sistema, não é incomum que um ou outro hardware seja “esquecido” inicialmente.

O que não é esperado, no entanto, são usuários com o sistema funcional e atualizado para a última grande atualização, com problemas graves após atualizarem para as chamadas atualizações acumulativas, que são aquelas atualizações menores que normalmente corrigem pequenos erros ou dão uma incrementada na segurança. Mas é isso que tem acontecido com algumas pessoas.

Como relatou um usuário da nova versão do sistema, a Windows 10 April 2018 Update, nos fóruns da Microsoft. Após receber a primeira atualização acumulativa, nesse caso a KB4103721, o computador parou de inicializar, ou seja, ele ligava o PC e o Windows ficava para sempre naquele círculo giratório que aparece antes da inicialização. Só conseguindo resolver o problema com um USB de instalação do Windows, acessando o prompt de comando para inicializar o sistema em modo de segurança. Uma bela dor de cabeça.

Vale lembrar, no entanto, que esse tipo de problema assim como outros relatados por outros usuários, são a minoria, e geralmente acontecem por falta de compatibilidade do sistema com algum hardware em especifico, ou uma configuração particular no software. O melhor a se fazer, sem dúvidas, é esperar que as atualizações aconteçam da forma mais natural possível por sugestão do próprio sistema, já que, nessa situação, as atualizações já foram testadas e corrigidas e tem uma menor chance de apresentar problemas graves.

Porém, se você deseja ser um soldado da linha de frente e quer logo colocar as mãos nas novidades que a grande atualização traz, você pode acessar esse link, e clicar na opção “Update now”, que baixará um assistente de atualização e lhe levará para nova versão do Windows 10, a April 2018.

Caso você já tenha atualizado para o Windows 10 April 2018 Update e já tenha recebido e instalado a atualização KB4103721. E esta vem te dando algum tipo de problema, você pode seguir esse manual aqui (em inglês) para remover a atualização acumulativa.

Autor: Philipe Farias