Steam lança novos aplicativos para streaming de jogos e filmes

A Steam, plataforma de jogos digitais da Valve, divulgou ontem através de uma postagem em seu blog, dois novos aplicativos gratuitos para os seus usuários. São eles o Steam Video, aplicativo para streaming e download em LTE ou Wi-Fi dos milhares de filmes e programas da plataforma, e o Steam Link, que permitirá, de certa forma, que o usuário possa jogar os jogos de sua biblioteca na Steam em dispositivos Android ou iOS.

O Steam Link permitirá que usuários consigam transmitir em seus dispositivos Android (smartphones, tablets, tvs) e iOS (iPhone, iPad, Apple TV), jogos adquiridos na Steam. O requisito é que os dispositivos estejam conectados a um computador hospedeiro, responsável por rodar os jogos, através de uma conexão por cabo, ou por uma rede Wi-Fi de 5GHZ.

Já existem propostas semelhantes no mercado, como o sistema LiquidSky, que cobra uma mensalidade de 10 dólares e permite ao usuário jogar remotamente nos computadores da empresa. Ou ainda um sistema mais semelhante ao da Steam, o Nvidia Shield, da Nvidia, que transmite um jogo do seu computador para a Shield TV, uma espécie de central de entretenimento focada em streaming.

O grande diferencial do serviço da Steam, é que o usuário hipoteticamente não precisará adquirir novos equipamentos para utilizar o aplicativo. Se possuir, além do computador que já usa para jogar, um celular ou tablet com Android ou iOS, já pode usar o serviço. Se possuir uma Android Tv ou uma Apple TV e um dos vários controles que serão suportados (inclusive o da própria Steam), também pode. A Steam deu uma grande jogada, estendendo os seus serviços para dispositivos que estão, no mínimo, nas mãos de várias pessoas.

O aplicativo Steam Link tem data de lançamento para o dia 21 de maio, com uma versão Beta disponível antes para Android. Já o Steam Video ainda não possui uma data certa, tendo uma previsão para o final do verão no hemisfério norte (inverno por aqui). Ambos serão disponíveis para Android e iOS.

Autor: Philipe Farias

Fonte: Steam