Whatsapp beta indica chegada de encurtador de links e novidades para emojis


O WhatsApp liberou na semana passada (5) através de uma plataforma de testes do Google (Clique aqui para se inscrever - apenas para usuários Android) a versão 2.18.138 do mensageiro. Uma das novidades é o registro do novo domínio wa.me, que atuará como uma versão mais curta e amigável ao usuário do já existente api.whatsapp.com.


Essa atualização melhora a utilização da já existente função click to chat, que permite que o usuário inicie uma conversa com alguém sem a necessidade de ter o número do contato salvo em sua agenda, bastando clicar no link para abrir diretamente a conversa. Antes, para compartilhar ou acessar um contato utilizando o recurso, o usuário necessitaria utilizar um link como api.whatsapp.com/send?phone=numero, agora poderá fazê-lo como em wa.me/numero. Muito mais fácil. Lembrando que o número do telefone deverá ser no formato internacional, com o código do país seguido pelo DDD.


Apesar de inicialmente parecer uma atualização simples, essa permitirá que o mensageiro reconheça de forma automática links no formato wa.me, permitindo iniciar uma nova conversa com um contato sem a necessidade de abrir um navegador a parte (como acontecia antes), facilitando, por exemplo, a vida das pessoas que utilizam a plataforma como meio de contato com seus clientes, ou para pessoas que desejam entrar em contato com alguém sem compartilhar de informações como foto do contato ou status, por exemplo.


Além desse recurso, a nova versão também trouxe o recurso top emoji, que implementa mais ainda o recurso de busca de um emoji dentro do aplicativo. O recurso funciona da seguinte forma, agora, ao buscar um emoji para inserir na conversa, o aplicativo mostrará em uma linha acima do campo de busca os emojis mais procurados por você, facilitando o acesso e lhe economizando alguns segundos.


As novidades deverão ser disponibilizadas em breve para dispositivos Android.


Autor: Philipe Farias


Fonte: WABetaInfo