Instagram testa novo filtro para combater assédio on-line

Tentando tornar a sua rede social mais segura, o Instagram acaba de anunciar nesta segunda-feira (1) que iniciou os testes com um novo filtro que busca combater assédio contra usuários da plataforma. A novidade chega inicialmente para celebridades que contam com centenas de milhares de seguidores. Agora será possível filtrar os comentários recebidos, escolhendo aqueles que serão exibidos abaixo de cada imagem compartilhada.

Também é possível desativar totalmente os comentários em determinadas publicações, assim como criar filtros baseados em palavras-chave, onde a ferramenta permitirá a cada usuário criar sua própria lista de palavras banidas, dessa forma comentários não desejados com tais termos não serão publicados na sessão. 

Assim como o Instagram, outras redes sociais já foram palco de casos de assédio e bullying. Criar apenas uma listra negra que barre terminados tipos de palavras não vai ajudar a evitar este tipo de problema, já que o controle acaba ficando nas mãos de cada usuário, e alguns podem não saber manipular tais filtros corretamente. Atualmente, o Instagram já permite que os usuários apaguem comentários ou criem filtros que bloqueiem palavras hostis. No entanto, os novos controles prometem ser mais apurados.

Ainda não há qualquer informação de quando a novidade será liberada abertamente. Atualmente apenas as contas “mais populares”, com maior número de seguidores, vão testar estas habilidades nas próximas semanas antes de serem entregues a toda a base de usuários. Como acontece em outros recursos, o Instagram testa novidades com um grupo pequeno de usuários para depois lançar para todos.