HERE Technologies apresenta novo sistema de segurança em tempo real para veículos na CES 2018

A CES 2018, uma das principais feiras de inovação e tecnologia do mundo, ainda nem começou, mas aos poucos vamos tomando conhecimento de algumas novidades que serão apresentadas no evento. Uma dessas novidades refere-se a mobilidade inteligente e conectada, HERE Safety Service Suite, uma plataforma inovadora que promete revolucionar a segurança no trânsito. Desenvolvida pela HERE Technologies, ela é a primeira a agregar, em tempo real, informações de veículos de diferentes marcas ao longo do trajeto.

Após captar os dados dos veículos, a HERE os transforma em informações úteis de segurança que são apresentadas aos motoristas e passageiros no display interno do veículo, ou por meio do sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) que auxilia funções automáticas de segurança. A BMW será a primeira montadora a oferecer o sistema da HERE Technologies em seus veículos, em meados de 2018. O serviço estará disponível, em um primeiro momento, aos motoristas e passageiros da América do Norte e Europa Ocidental.

"Os mapas digitais em tempo real e os serviços baseados em localização na nuvem constituem a base para a mobilidade do futuro. Na metade de 2017, o BMW Group apresentou o primeiro estágio de aviso de perigo local baseado em conectividade inteligente e comunicação carro a carro", comentou Dieter May, vice-presidente sênior de Serviços Digitais e Modelos de Negócios do BMW Group.

"Estamos muito satisfeitos que a próxima etapa ocorra já em meados de 2018 e pelo fato de que os motoristas da BMW serão os primeiros a se beneficiar desse serviço pioneiro. Todos esses dados sobre os riscos locais, como a cena de um acidente ou condições meteorológicas perigosas, podem ser compartilhados em uma base de dados anônima para alertar os motoristas em tempo útil e melhorar ainda mais a segurança de todos".



A frota que disponibilizará esse serviço deve crescer rapidamente após o lançamento do sistema, superando mais de 10 milhões de veículos em 2019.

O sistema HERE Safety Services Suite, que consiste em uma plataforma de avisos de perigo e sinais rodoviários da HERE, utiliza algoritmos e know-how tanto da HERE Technologies quanto da BMW, fornecendo ao motorista e passageiros informações sobre riscos em potencial na estrada, acidentes e eventos climáticos extremos, tais como estrada escorregadia e visibilidade reduzida, por exemplo. O HERE Road Signs fornece informações atualizadas de trânsito, incluindo limites de velocidade permanentes e dinâmicos.

"O sistema HERE Safety Services Suite demonstra como a HERE Technologies transforma dados isolados de sensores em novos e valiosos serviços que tornam a condução mais segura e confortável", afirma Ralf Herrtwich,  Head da unidade  de Automotiva da HERE. "Na medida em que os carros se tornem cada vez mais conectados e inteligentes, a plataforma HERE Open Location é o lugar onde toda a indústria pode contribuir e acessar produtos e serviços diferenciados que há muito tempo parecia fora do alcance".   

Os serviços são criados na Plataforma de Localização Aberta da HERE Technologies, que permite que várias montadoras transmitam dados de sensores anônimos, ao mesmo tempo, agregados e enriquecidos com dados de localização de alta precisão, e transmitidos de volta aos carros sob a forma de informações direcionadas quase em tempo real, contextualmente relevantes sobre mudanças nas condições da estrada.

O HERE Safety Services Suite utiliza ainda dados emissores de uma variedade de sensores a bordo, incluindo luzes de perigo, faróis de neblina, câmera, freios de emergência e controle eletrônico de estabilidade. Vale lembrar que o sistema não só beneficia o condutor — destacando as novas possibilidades para que as montadoras criem valor através da Plataforma de Localização Aberta —, mas também suportem a tecnologia de mapeamento para a condução automática.

Esses serviços criam as bases para o HERE HD Live Map, onde os dados dos sensores do carro são usados ??para detectar mudanças no mundo real. O resultado é uma representação precisa e em tempo real da rede rodoviária.

"A HERE Technologies está conduzindo a próxima geração de serviços de carros conectados", disse James Hodgson, analista sênior da ABI Research. "Esse anúncio mais recente com a BMW demonstra como a HERE está alavancando as tecnologias de conectividade de sensores e celulares existentes, em conjunto com a experiência de inteligência de localização líder do mercado, para oferecer serviços conectados que são atraentes e que contribuem para a segurança do motorista".