Golpe de phishing bancário via SMS atinge mais de 33 mil pessoas em uma semana e outras 410 mil podem ser impactadas, alerta DFNDR Lab

O DFNDR Lab, laboratório de segurança digital especializado em cibercrimes, alerta para golpes envolvendo o nome de dois importantes bancos do país de forma fraudulenta: o Santander e o Banco do Brasil. Na última semana, hackers disseminaram de forma massiva links maliciosos via mensagens SMS que simulavam à perfeição comunicações oficiais das instituições financeiras, com dizeres como: “Por razões de segurança, seu cartão foi bloqueado” e “Prezado (a) cliente, seu cartão de segurança expirou”. Ao todo, foram bloqueados mais de 33 mil ataques deste golpe pelo aplicativo DFNDR Security, que incorpora as tecnologias e inteligência artificial do DFNDR Lab.

O laboratório informa que por conta deste tipo de ataque levantar cada vez mais suspeitas, somente na última semana, 164 mil pessoas utilizaram a nova ferramenta gratuita do DFNDR Lab (https://lab.dfndrsecurity.com/pt-br/) que permite que qualquer usuário de smartphone ou desktop analise se um link é malicioso ou não antes de clicar.

Segundo Emílio Simoni, diretor do DFNDR Lab, “ataques via SMS ainda são muito comuns. Por isso, é muito importante manter um aplicativo de segurança atualizado com a função antiphishing e também desconfiar de quaisquer arquivos e links, mesmo quando recebidos de pessoas conhecidas ou quando a comunicação aparenta ser oficial”. Tendo como base a quantidade de smartphones no Brasil, o laboratório estima que cerca de outras 410 mil pessoas tenham sido impactadas.

 

Como funciona

Ao acessar a URL do golpe, o usuário de smartphone é encaminhado a uma página que o induz a passar informações pessoais e bancárias, como CPF e dados do cartão de crédito, incluindo senhas e fotos de tokens/cartões de segurança bancários. Além disso, também é solicitado do correntista o número de IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) dos aparelhos celulares. Com isso, criminosos conseguem clonar os dispositivos dos usuários.

 

Sobre o DFNDR Lab

O DFNDR Lab é um laboratório de segurança especializado no combate ao cibercrime e em defesa da proteção da liberdade digital do internauta. O laboratório reúne um time global de white hat hackers com vasta experiência e conhecimento técnico em segurança digital, tecnologia proprietária baseada em inteligência artificial, machine learning, e colaboração em comunidade para combater golpes e ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados.

Fonte: PSafe