Review | Fone de Ouvido Bluetooth Samsung Level U Pro

3-ti-pontos-positivos.png
4-ti-classificacao.png

Com os smartphones assumindo um papel de destaque em nosso dia a dia, é inevitável a necessidade de acessórios para melhorar ou ampliar a experiência de uso, sendo os equipamentos de áudio, mais precisamente os fones de ouvidos, os principais atualmente. Os modelos sem fio são os mais procurados atualmente, ainda mais com alguns fabricantes lançando aparelhos sem o famoso conector p2, forçando assim o uso de dispositivos do tipo.

Testamos o Level U Pro, fone de ouvido sem fio da Samsung, com conexão via Bluetooth. Confira abaixo todos os detalhes desta experiência.

 

Design

O Level U Pro possui um design simples, mas bonito, com uma construção em plástico bem leve, com apenas 45,7 gramas, e, o principal, discreto. Sendo assim, é possível deixa-lo no pescoço e literalmente nos esquecer dele ali.

1design.jpg

Apesar de passar uma aparência de frágil, isso é apenas aparente mesmo, já que o fone encarou mochilas, batidas e outros desafios sem estragar ou arrebentar. Sem contar que o produto possui resistência à água.

Os fones se encaixam muito bem nos ouvidos, porém deve-se escolher o revestimento do tamanho correto para os intra auriculares. No início, assim que peguei o fone para usar sentia um incômodo muito grande, até que encontrei na caixa outros revestimentos. Foi só trocar por outro menor que os problemas acabaram.

2design.jpg

Um ponto que incomoda bastante é a proteção da entrada microUSB para carga da bateria, pois é muito difícil de abrir. Tanto que está toda arranhado por objetos na tentativa de abrir a mesma. 

3design.jpg

Uma coisa legal é que os fones do Level U Pro vêm com ímãs que os deixam grudados um no outro quando não estão sendo usados. É muito prático e confortável, evitando que fiquem pulando ou se perdendo enquanto andamos, corremos ou nos mexemos muito, além de acrescentar recursos interessantes, como reproduzir ou pausar uma música ou atender uma ligação apenas separando ou juntando os fones. 

4design.jpg

Por falar em controles, o botão para ligar/desligar e parear o Bluetooth fica na parte inferior da haste, próximo ao centro da mesma, enquanto na ponta direita localizam-se os botões de controle de volume e reproduzir/pausar, que também serve para tender ligações.

5design.jpg

Na parte superior central da haste está a entrada microUSB, para carga da bateria, com um LED indicador bem próximo. O produto possui dois microfones, um próximo aos controles do lado direito e outro próximo a saída do fio do fone direito, na parte superior.

 

Som

Estamos falando de um fone de ouvido, ou seja, ele pode ser bonito, leve, discreto, mas o mais importante mesmo é sua qualidade de áudio, e neste quesito o Samsung Level U Pro manda bem. Pode não excepcional, mas devemos considerar aqui a categoria do produto, que oferece recursos e qualidade muito bons por um preço justo.

O Level U Pro reproduz áudio UHQ (96 kHz / 24 bit), superior a qualidade de CDs (44.1 kHz / 16 bit), contando também com a tecnologia Bluetooth UHQ, que minimiza a perda de qualidade.

Além disso, são dois alto-falantes potentes, resultando num som claro e cristalino e com excelente distinção de graves, médios e agudos. Comparado com fones de ouvido comuns, destes que geralmente vem nas caixas com os smartphones, a qualidade é muito superior.

A qualidade do áudio durante chamadas telefônicas é excelente também, o que é ótimo, pois quando estamos com o fone de ouvido não precisamos nem tirar o smartphone do bolso para nada, aliás, o smartphone nem precisa estar no bolso, desde que esteja dentro do alcance do Bluetooth. Mesmo chamadas em ambientes barulhentos, como numa rua movimentada ou situações de vento possuem boa qualidade, provavelmente graças a tecnologia de redução de ruídos (NR) e o cancelamento de eco (EC), que diferenciam vozes de outros sons ambientes.

 

Recursos

O Level U Pro da Samsung se conecta via Bluetooth 4.1, não sendo possível a alternativa de conexão por fio, o que não é um problema, já que este não é o propósito do produto. O produto mantém a conexão por uma boa distância, embora não tenhamos medido exatamente isso em metros. Porém, durante o uso, era comum o smartphone estar num cômodo e a música continuar sendo reproduzida enquanto andava pelos outros cômodos da casa normalmente, assim como muitas vezes deixava o telefone na mesa do escritório e ia até a copa, uns 15 metros de distância, pelo menos, sem interrupção da reprodução de áudio.

O produto também permite a conexão com dois aparelhos ao mesmo tempo, um recurso interessante, pois mais de uma estava trabalhando no notebook, com o fone de ouvido conectado no aparelho, e pude atender ligações do smartphone diretamente no fone. Além disso, a tecnologia Sound with Me permite compartilhar músicas com outro fone de ouvido compatível através de conexão Bluetooth.

Ainda falando sobre conectividade, o Level U Pro se conectou com facilidade em todos os dispositivos testados, smartphones das mais diversas marcas e modelos, tablets e notebooks.

E voltando a falar sobre ligações, não é preciso se preocupar em perder uma chamada por não ver o smartphone tocar, ou porque o aparelho está sem toque, pois o fone de ouvido além de vibrar também toca, permitindo assim saber que há uma ligação a ser atendida, ou rejeitada, se for o caso.

 

Aplicativo Samsung Level

A Samsung também disponibiliza um aplicativo que permite realizar configurações no fone de ouvido conectado ao smartphone, além de exibir a duração da bateria. 

10app.png

Pelo aplicativo é possível, por exemplo, realizar equalizar o áudio, alterando o equilibro de graves e agudos, instrumento e voz, 3D e clareza.

11app.png

É pelo aplicativo também que ativamos a função Sound with Me (Toque comigo), para compartilhar ou aceitar o áudio de outro fone de ouvido compatível.

12app.png

Notificações de aplicativos também podem ser configuradas através do Samsung Level App, entre outras configurações.

 

Bateria

O Samsung Level U pro possui uma bateria de ion-lítio, mas a duração depende muito de diversos fatores, como configuração, dispositivos conectados, força do sinal, temperatura de operação, recursos utilizados, frequência de chamadas e voz e outras variáveis.

Durante os testes, por exemplo, considerando o tempo em Stand-by, reprodução de música e chamadas, a autonomia variou bastante. Em alguns dias não passava de 8 horas, enquanto em outros chegava a mais de 12 horas. Ou seja, depende muito do perfil de uso.

 

Disponibilidade e Preço

O Samsung Level U Pro pode encontrado nas lojas brasileiras por aproximadamente R$ 300,00.


14ficha-tecnica-mini.png