Fornite para Android: Lista com smartphones compatíveis e jogo fora da Google Play

Com o lançamento para Android aguardado para até o final do inverno aqui no hemisfério sul, Fortnite é um verdadeiro sucesso ao redor do mundo, chegando a deixar alguns jogadores literalmente viciados. Sendo realidade há alguns meses, no caso da sua versão mobile para usuários de iOS, o jogo é campeão em arrecadações na plataforma e gerou um lucro de cerca de U$$ 150 milhões para a desenvolvedora Epic Games desde o seu lançamento, em 15 de março desse ano.

Com informações recentes vindas do XDA (fórum voltado para desenvolvedores) afirmando que o título para Android ficaria disponível inicialmente por 30 dias apenas para os novos proprietários do Galaxy Note 9, que será anunciado no próximo dia 9 de agosto, uma nova lista retirada do site do jogo indica quais serão os aparelhos compatíveis com o game – e as notícias são boas!

fortnite-mobile-android-8.jpg
Imagem: Reprodução

Ao que parece a Epic Games está bastante focada em levar o título para o máximo de dispositivos possíveis e a lista de compatibilidade é bem ampla no quesito de hardware. Aparelhos como o Moto E4 Plus, com um hardware na faixa do básico para o intermediário, foi inserido na mesma lista que alguns smartphones topo de linha. Confira a lista completa a seguir.

  • Google Pixel 2 / Pixel 2 XL
  • Huawei Mate 10 / Mate 10 Pro / Mate 10 Lite / Mate 9 / Mate 9 Pro / P10 / P10 Plus / P10 Lite / P9 / P9 Lite / P8 2017
  • LG G6 / V30 / V30 Plus
  • Moto E4 Plus / G5 / G5 Plus / G5S / Z2 Play
  • Nokia 6
  • Razer Phone
  • Samsung Galaxy A5 2017 / A7 2017 / J7 Prime 2017 / J7 Pro 2017 / Note 8 / On 7 / S9 / S9 Plus / S8 / S8 Plus / S7 / S7 Edge
  • Sony Xperia XA1 / XA1 Ultra / XA1 Plus / XZ / XZs / XZ1

Como é notável, a lista de aparelhos é bem sucinta e deixa de fora, além de outras, lançamentos recentes da Huawei, como os da linha P20, ou da Xiaomi, que não teve nenhum dispositivo listado. No entanto, o fato dela incluir dispositivos das mais variadas faixas de preços e especificações técnicas pode indicar que, ou a lista está muito desatualizada ou a desenvolvedora resolveu citar apenas alguns smartphones como exemplo.

Fortnite fora da Google Play?

fortnite-battle-royale-m-8.png
Imagem: Reprodução

Além da lista, o XDA também revelou informações um tanto quanto curiosas. De acordo com o código fonte de uma das páginas do jogo, a Epic Games poderia estar cogitando a distribuição do título por fora da loja oficial de aplicativos do Android.

A atitude teria como motivação as altas taxas cobradas pelo Google as desenvolvedoras de apps. A gigante de buscas cobra uma taxa de 30% sobre o valor das micro-transações efetuadas nas aplicações, o que por si só é muito alto, mas que no caso de Fortnite representaria cerca de U$$ 45 milhões de dólares, se comparado a lucratividade obtida pelo título no iOS.

E já que a bola do sistema da Apple foi levantada, talvez você esteja se perguntando porque a desenvolvedora não tomou a mesma atitude no sistema da Maçã. O fato é que no caso do iOS a principal e talvez única forma de distribuir os jogos ou aplicativos é através da Apple Store – não pense que a Apple é boazinha e não cobra taxas. Como no Android essa limitação não existe e o sistema, até por conta de ser de código aberto, permite que você instale pacotes inclusive de desenvolvimento próprio, a suposta atitude futura da Epic Games é compreensível.

No entanto, se essa atitude não impactaria negativamente a desenvolvedora, que pelo sucesso do título não precisaria de fato da divulgação obtida na Google Play, ela poderá ser bastante nociva para alguns usuários, que podem se ver em uma situação vulnerável com a quantidade de golpes e downloads falsos existentes em possíveis páginas semelhantes na internet.

Porém, como nada foi confirmado ainda, apenas o tempo será capaz de nos dizer o que de fato irá acontecer.

Autor: Philipe Farias