Motorola libera código fonte do Moto X4 e abre mais possibilidades para desenvolvedores

A Motorola ultimamente tem demonstrado um certo interesse em dar suporte não somente aos seus usuários, mas também aos desenvolvedores que buscam trazer algo de novo para seus aparelhos.

Esse quadro começou a ficar nítido a partir do ponto que a empresa começou a liberar o código fonte, ou kernel, do sistema de alguns de seus smartphones, assim como foi visto recentemente com o Moto G6 e o Moto G6 Plus.  Agora é a vez do Moto X4, que recebeu recentemente uma atualização para o Android Oreo 8.1, ter o seu código fonte liberado.

smartphone-motorola-moto-79.jpg
Imagem: Cellshop


A liberação do código fonte do smartphone pode ser um alivio para alguns de seus usuários, uma vez que alguns deles podem estar passando por incômodos graças a atualizações problemáticas liberadas há alguns meses atrás. Com a atitude da Motorola, os desenvolvedores terão uma maior facilidade para distribuir ROMs personalizadas, livrando os usuários de alguns dos bugs encontrados na ROM de fábrica.

No entanto, vale ressaltar que uma ROM personalizada ou um kernel modificado podem não ser necessariamente a “salvação da lavoura”, visto que da mesma forma que esses artifícios podem resolver bugs vindos no software de fábrica, podem também trazer problemas mais significativos para o usuário. Com isso, a indicação é ver o que vale mais a pena na sua utilização antes de tomar uma decisão.

De qualquer forma fique de olho na seção do aparelho lá no fórum XDA, quem sabe não aparece algo interessante para você?

Autor: Philipe Farias