Developer Preview 4: a versão Beta do Android P mais próxima da versão final

Anunciado no inicio de maio durante a Google I/O 2018, a nova versão do sistema operacional móvel do Google, o Android P 9.0, apareceu cheio de novidades e prometeu diversas inovações para seus usuários, indo desde um novo sistema de navegação até novas opções para gerenciamento de bateria.

No entanto, como era de se esperar, a versão apresentada durante a conferência era uma versão Beta e ainda precisava de mais alguns refinamentos até o seu lançamento oficial, que deve acontecer durante o inverno aqui do hemisfério sul.

Aproximando-se cada vez mais da versão final, o Google liberou no início dessa semana a Developer Preview 4, a versão Beta mais estável, completa e acabada do Android 9 até agora. De acordo com a própria empresa, a nova versão está “Muito perto do que você verá na versão final do Android P”, com grandes chances inclusive de ser a release candidate, ou em tradução livre, a candidata para o lançamento. 

google-pixel-pixel-xl-re-25.jpg
Imagem: Androidcentral

Sendo de acordo com o Google a versão ideal para que desenvolvedores vejam e testem o seus aplicativos no novo Android P, a Developer Preview 4, ou DP4, só pode ser instalada por usuários proprietários de um aparelho da linha Pixel.  Caso você seja um deles, basta acessar os links abaixo para instalar as versões liberadas por imagem de fábrica ou OTA.

 

E as novidades?

A DP4 trouxe além de mudanças positivas no visual e na navegação do sistema, a correção de alguns bugs e a melhoria no desempenho em relação a versão Beta anterior. Começando pela interface, o sistema agora traz a opção para o usuário escolher manualmente entre um tema escuro, claro ou automático, onde no caso do último, as cores das configurações, painel de notificações, entre outros, adotam automaticamente a cor clara ou escura de acordo com o papel de parede.

Alguns ícones também foram atualizados para combinar com o tema Material do Google, com linhas externas mais grossas e uma identidade mais forte e consistente. 

1a.png
Imagem: 9to5 Google
2.png
Imagem: 9to5 Google

Barra de navegação

A barra de navegação, que na nova versão do Android abandonou os icônicos ícones e optou por gestos, está muito mais dinâmica e apresenta um funcionamento diferenciado de acordo com a tarefa que está sendo efetuada. 

Caso o teclado esteja ativo e o usuário em questão tenha mais de um teclado instalado, o ícone para mudar o teclado agora fica localizado a direita, onde a opção de apps recentes ficava. Se o teclado não está em uso e o usuário está navegando na internet, por exemplo, essa posição será ocupada por um ícone voltado para a rotação automática da tela.

O botão de voltar também está de cara nova e ao invés do conhecido triângulo, agora é representando por uma seta voltada para a esquerda.

3.png
Imagem: 9to5 Google
4.png
Imagem: 9to5 Google

Novos atalhos

Algumas tarefas ficaram mais simples e não há mais desculpas para você perder o horário, por exemplo. Agora, basta clicar no relógio exibido no canto superior esquerdo para que o aplicativo de relógio abra direto na opção de alarme.

Outro recurso muito útil é que o usuário também poderá controlar o volume de chamadas através das configurações de som, ao invés de precisar estar de fato em uma chamada para fazer a alteração. 

6.png
Imagem: 9to5 Google

Tela de multitarefas

Uma das novidades trazidas pelo Android P foi a navegação por gestos, onde os usuários poderão simplesmente deslizar o botão home para a direita para ter acesso aos aplicativos recentes. Em versões anteriores a DP4, a tela de multitarefas era ocupada por uma barra pequena que ocupava apenas metade da tela, na nova versão, essa barra foi redesenhada e ocupa quase que toda a parte inferior do display.

7.png
9to5 Google

Se você acha que essas foram todas as novidades vistas na Developer Preview 4, saiba que muito mais pode vir por aí graças os olhos atentos dos desenvolvedores. Fique ligado aqui no Tempo Integral para não perder nenhum detalhe!

 

Autor: Philipe Farias

Fonte: 9to5 Google