Seu celular está a salvo! Capa inteligente se abre para proteger smartphone das quedas

O sentimento de deixar um smartphone cair é indescritível, os olhos se arregalam, o coração dispara e apenas uma pergunta paira em sua cabeça: será que quebrou? Provavelmente você já derrubou o seu smartphone sem querer e todos nós sabemos que nem sempre uma case ou uma película de vidro são suficientes para evitar o prejuízo, mas isso pode estar prestes a acabar graças a essa capinha inteligente.

O novo dispositivo foi inventado por Phil Frezel, engenheiro na Universidade de Aalen na Alemanha, e ganhou o maior prêmio da Sociedade Alemã de Mecatrônica, que considerou projetos de estudantes de todo o país. De acordo com o próprio Frezel, o projeto iniciou com algumas tentativas, como instalar um airbag de espuma no smartphone, mas logo foram descartadas por não serem práticas o suficiente. 

adcase.gif
Imagem: Tech Crunch


A capinha trabalha como um verdadeiro airbag para o smartphone e tem um funcionamento bastante interessante. Quando os sensores embutidos na capa identificam que o celular está em queda livre, um mecanismo ativa oito molas que pulam para fora e protegem o aparelho da queda, com o seu smartphone em segurança, o usuário então empurra as molas novamente para dentro e a capinha volta “ao normal”.

O dispositivo ainda precisa de algumas melhorias para que não abra dentro do bolso e cause machucados ou incômodos, por exemplo. Sendo que uma solução possível para esse problema seria a utilização de sensores de proximidade, talvez até mesmo os embutidos no smartphone. 

6154-aktiveshandyschutzc-17.jpg
Imagem: Tech Crunch


O fato é que a capinha talvez esteja a venda em breve, uma vez que Frezel já fez o pedido da patente e muito provavelmente colocará o projeto no Kickstarter, um tipo de vaquinha online onde qualquer pessoa pode ajudar no financiamento do projeto.

E você, usaria a capinha inventada por Frezel?

 

Autor: Philipe Farias

Fonte: Tech Crunch