Confira! iPhone X poderia ter sido o primeiro smartphone da Apple sem entradas

Após a grande polêmica gerada pela retirada da entrada para fones de ouvido no iPhone 7, de acordo com uma reportagem publicada ontem (21) no Bloomberg, a Apple teria considerado lançar o iPhone X totalmente sem entradas, ou seja, além da ausência da entrada para fones de ouvido o smartphone também não teria entrada para carregamento.

A questão chegou a ser cogitada por engenheiros e designers da companhia e faria parte da grande estratégia da Apple de se livrar totalmente dos fios em seus dispositivos móveis, que começou com o lançamento dos AirPods, os fones de ouvido Wireless da empresa, e que prossegue hoje com o iPhone X com suporte a carregamento sem fio e tem o próximo passo assinalado com o Apple Watch, que deverá contar com o carregamento por indução em breve.

apple-1284223-1920-87a33-1.jpg
Imagem: AppAdvice


A possibilidade foi descartada por conta de o carregamento sem fio ainda ser mais lento do que o carregamento padrão via porta lightning, entrada proprietária da empresa que já é presente nos iPhones desde 2012. Além disso, com a retirada da porta a Apple seria obrigada a adicionar um dispositivo de carregamento sem fio na caixa, aumentando mais ainda o salgado preço de U$$ 1000 doláres visto no lançamento do iPhone X nos Estados Unidos.

Se muitas vezes já é complicado carregar o seu iPhone fora de casa quando você esquece o carregador porque todo mundo só tem smartphone com entrada microUSB ou USB tipo-c, imagina se o aparelho não tivesse a porta lightning. Hahaha.

Brincadeiras à parte, o fato é que assim como no caso dos fones de ouvido, alguém precisa dar o pontapé inicial para que em um futuro próximo, quando o carregamento sem fio for tão eficiente quanto o com fio, não sejam mais necessárias as portas para carregamento. Quando esse futuro chegar essa incompatibilidade de portas será extinta e carregar o seu aparelho será ainda mais fácil e democrático do que é hoje.

 

Autor: Philipe Farias

Fonte: Bloomerg