Tela “além do infinito”? Suposto protótipo do Galaxy S10 vaza na web e mostra tela impressionante

Apesar dos rumores estarem voltados para o lançamento do Galaxy Note 9 e até mesmo um pouco para um suposto smartphone dobrável da Samsung, a versão comemorativa de 10 anos desde o lançamento do primeiro Galaxy S deve ser anunciada ano que vem e os rumores sobre o possível Galaxy 10 já começaram a surgir.

Responsável pelos principais vazamentos sobre o Galaxy Note 9, a conta do Twitter IceUniverse aparece como coadjuvante mais uma vez e traz a suposta foto de um protótipo do Galaxy S10, que só deve ser anunciado em janeiro ou fevereiro do ano que vem. Confira a foto vazada abaixo.

dghmadvucae-qvm.jpg
Suposto protótipo do Galaxy S10 – Imagem: IceUniverse


Obviamente a Samsung não se pronunciou sobre a foto e sinceramente não há quase nenhuma indicação real de que esse seja um protótipo do novo aparelho. Talvez apenas o fato de que o(a) IceUniverse utilizou a palavra “beyond” na publicação, que seria o codinome do novo smartphone dentro da Samsung, e que o celular da foto possui um botão a mais localizado a esquerda que poderia ser o dedicado a Bixby.

Apesar da incerteza, como parte do nosso trabalho é especular, aqui vamos nós.

No melhor estilo Vivo Nex S ou Oppo Find X, a Samsung estaria planejando um novo smartphone quase que completamente sem bordas e sem notch. Com isso, algumas especulações sobre o que a empresa faria com os rotineiros elementos frontais como câmera, sensores de proximidade e alto falante começaram a surgir.

Levando o conceito de display infinito realmente a outro nível, a solução da empresa sul coreana para alocar a câmera frontal provavelmente será a mesma vista no Vivo Nex e no Oppo Find x: esconder a câmera dentro do próprio corpo do aparelho e fazer um mecanismo mecânico para que ela saia assim que seja ativada pelo usuário.

Talvez esse seja o mesmo caminho para o time de sensores que ficava na parte frontal do smartphone e que inclusive pode contar com um novo integrante no próximo ano, um scanner 3D tal qual visto no iPhone X para reconhecimento facial.

Para se livrar do alto falante a Samsung deverá adotar em seu próximo Galaxy S a tecnologia mostrada pela empresa durante a SID 2018, a intitulada Sound on Display, que permite que o som do alto falante frontal seja emitido diretamente através da tela do aparelho. Logo, se a imagem acima for real, já teríamos um rumor confirmado pelo menos 7 meses antes do lançamento do novo smartphone.

É possível notar, graças a quase inexistente borda inferior do aparelho na foto, que um projeto diferente de engenharia foi utilizado para conceber o novo smartphone, uma vez que para atingir um tamanho tão minúsculo de bordas o conector para o display precisaria ser muito diminuído ou ficar abaixo tela, o que deve ser o caso.

Essa nova característica por si só pode encarecer o produto final e se além dela o novo Galaxy 10 contar com um leitor biométrico na tela como muitos esperam, podemos pressupor que o novo aparelho custará pelo menos U$ 1000 dólares, assim como aconteceu no lançamento do iPhone X.

Vale ressaltar mais uma vez que a foto é um rumor, inclusive podendo ser apenas uma montagem, e que faltando ainda mais de 6 meses para o lançamento oficial do aparelho, tudo poderá mudar.

Autor: Philipe Farias