Motorola libera kernel do Moto G6/G6 Plus e facilita o desenvolvimento de ROMs personalizadas

Lançado em abril em um evento global realizado aqui no Brasil, os novos integrantes da linha Moto G chegaram com uma intenção semelhante a vista nas gerações passadas: atender os mais diversos tipo de público com um hardware intermediário e um desempenho agradável para a maioria dos usuários.

Para você que possui um Moto G6 ou G6 Plus e é um desenvolvedor ou apenas um usuário que gosta de modificar a ROM do seu aparelho, a Motorola acaba de liberar o Kernel desses dois smartphones. Caso você não entenda bem do que estamos falando, eu vou dar uma breve explicação.

O Kernel é basicamente o núcleo do sistema operacional e é ele que controla as interações entre o hardware e as aplicações. Com o Kernel em mãos os desenvolvedores terão uma maior facilidade para desenvolver ROMs personalizadas, por exemplo, e caso você também não saiba o que é uma ROM personalizada, não há necessidade de pânico.

download-and-install-lin-98.jpg
ROM personalizada LineageOS – Imagem: Getandroidtips


Tenha em mente o sistema operacional do seu computador, independente se ele tiver o Windows 7 ou Windows 10, o Linux ou o Mac Os, a ROM tem um papel semelhante no seu smartphone e é uma versão do seu sistema operacional, nesse caso o Android.

Existem basicamente dois grandes grupos de ROMs, as “stock ROMs”, que são aquelas que vem de fábrica junto com o smartphone, e as ROMs personalizadas, como a conhecida LineageOS que é desenvolvida com base no código fonte do Android por um grande time de desenvolvedores e traz versões para mais de 70 aparelhos diferentes.

Essas ROMs personalizadas têm por objetivo trazer modificações para fazer o Android rodar melhor no aparelho que está instalada, trazendo uma melhor autonomia de bateria, um design de interface diferente ou até mesmo uma melhoria para a câmera, por exemplo. Mas por serem desenvolvidas muitas vezes por poucas ou apenas uma pessoa, essa ROM pode trazer instabilidade para o smartphone e não ser recomendada para um uso diário.

Ok, eu reconheço que a explicação não foi tão breve assim.

moto-g6-plus-review-hand-45.jpg
Moto G Plus – Imagem: Mobilesnapps


Com a Motorola liberando o Kernel oficial dos Moto G6 e G6 Plus mas não tendo emitido nenhum comunicado sobre o do Moto G6 Play, ela torna mais fácil para que desenvolvedores possam desenvolver ROMs mais estáveis já que terão acesso aos drivers do dispositivo de forma oficial. E antes que você pense que a Motorola está sendo muito boazinha em tomar essa atitude, bem, de fato ela está, mas não a troco de nada. Com essa liberação a empresa está dando um novo ar ao desenvolvimento de novas funcionalidades para quem sabe incorpora-las em seus aparelhos em um futuro próximo.

Autor: Philipe Farias

Fonte: Phone Arena