Quem enxerga melhor no escuro? Xperia XZ2 Premium encara Galaxy S9+ e Huawei P20 Pro em teste de câmeras

Tendo sido anunciado aproximadamente um mês e meio depois do Xperia XZ2, que foi lançado na MWC 2018 em fevereiro, o XZ2 Premium repete basicamente tudo visto no seu antecessor contando com diferenças apenas na resolução da tela e no poder da câmera. A tela na nova versão do aparelho ganhou a resolução 4K, mas o grande destaque, de acordo com a própria Sony, foram as implementações na câmera do smartphone.

Com uma nova câmera dupla, o topo de linha da empresa possui um sensor de 19 Megapixels com abertura f/1,8 e outro sensor com 12 Megapixels com abertura de f/1,6. O setup de câmeras ainda conta com estabilizador eletrônico de imagens, giroscópio de cinco eixos, flash LED, e um processador de imagens AUBE para combinar as imagens dos dois sensores visando diminuir a quantidade de ruído nas imagens captadas.


Porém, o grande destaque dessa câmera é o ISO de até 51.200 para fotos e de até 12.800 para vídeos, o que resulta teoricamente em melhores resultados para capturas em baixa luz, se assemelhando a resultados obtidos em câmeras DSLR, de acordo com a própria Sony.

Como não seria justo comparar um smartphone a uma câmera DSLR, até por conta da última se tratar de um hardware exclusivo para captura de imagens, o site chinês Mobile01 resolveu colocar a câmera do XZ2 Premium em embate direto com concorrentes de peso: Sony Xperia XZ2, Galaxy S9 Plus e o Huawei P20 Pro, valendo ressaltar que os dois últimos possuem pontuações altíssimas no DXO Mark.

Vídeos

xz2341127.png
XZ2 Premium vs. XZ2 – Imagem: Mobile01


Para iniciar a comparação o site colocou os smartphones lado a lado durante a gravação de um vídeo em baixa luz, tendo como objetivo mostrar como um usuário veria a tela do smartphone em uma situação semelhante. Inicialmente foram para o embate o XZ2 e o XZ2 Premium, e o resultado, que você pôde visualizar acima, foi que a versão Premium acabou mostrando de uma forma mais brilhante uma maior quantidade de detalhes que o seu irmão mais velho.

s9341128.png
XZ2 Premium vs. Galaxy S9+ – Imagem: Mobile01


Quando colocado contra o Galaxy S9+, o recurso que possibilita a câmera “enxergar durante a noite” fica ainda mais claro e evidencia a diferença entre as câmeras. Enquanto o smartphone da Sony continua com uma gravação com alto nível de brilho, o aparelho da Samsung pena em capturar os detalhes da cena graças a baixa luminosidade do local.

p20341129.png
XZ2 Premium vs. Huawei P20 Pro – Imagem: Mobile01


Nesse ponto temos a maior discrepância vista até agora: enquanto o aparelho da Sony mantém o mesmo resultado visto anteriormente, o Huawei P20 Pro não consegue “enxergar” praticamente nada na cena fazendo a gravação apenas de pequenos pontos de luz que refletem nos balões do cenário.

No entanto, essa parte do teste trouxe apenas o que é visto no visor dos aparelhos durante uma gravação e como pôde ser percebido em algumas imagens a tela do XZ2 Premium aparentemente foi configurada com um brilho maior, enaltecendo mais ainda a diferença vista nas fotos. Como no final das contas o que mais importa é o resultado final, confira abaixo três vídeos capturados no mesmo cenário.

Xperia XZ2 Premium

Galaxy S9+

Huawei P20 Pro


Com o resultado das capturas em mãos ainda é perceptível a diferença na iluminação do ambiente e na reprodução de cores captadas por cada um dos aparelhos, porém não é vista uma discrepância tão grande como nas imagens anteriores mostrando o visor dos smartphones.

Fotos

Quando partimos para a parte de fotografia os combatentes são os mesmos, mas agora tanto Galaxy S9+ quanto Huawei P20 Pro apresentam mais recursos, comparado a gravação de vídeo, para captura de fotos em baixa luz. Vamos aos resultados.

Sony Xperia XZ2 Premium

xperiaxz22.jpg
Foto capturada com o XZ2 Premium – Imagem: Mobile01


Para mantermos a mesma ordem vista antes, iniciamos trazendo a fotografia capturada pelo Xperia XZ2 Premium. O smartphone traz uma foto com um bom nível de detalhes e uma taxa de granulação alta, mas apresenta cores aparentemente muito saturadas.

Samsung Galaxy S9+

galaxys9.jpg
Foto capturada com o Galaxy S9+ – Imagem: Mobile01


O S9+ conta com o resultado com a menor riqueza de detalhes entre os três competidores. Traz uma foto com cores opacas puxando para tons pastéis e um pós-processamento que age aparentemente contra a granulação, mas que resulta em uma aparência “lavada”.

Huawei P20 Pro

huawei-p20.jpg
Foto capturada com o Huawei P20 Pro – Imagem: Mobile01


No Huawei P20 Pro é possível notar uma maior naturalidade das cores e a granulação da imagem fica em um ótimo meio termo entre as capturadas pelo S9+ e o XZ2 Premium. No entanto, talvez por conta do software contar com fortes características de inteligência artificial, é percebível que o rosto da modelo, assim como os seus cabelos, não possuem o mesmo nível de detalhe visto nos balões dourados, por exemplo, chegando a parecer que está fora de foco para um observador mais atento.

Vale ressaltar que as fotos acima não utilizam todo o poder da câmera do XZ2 Premium para fotos noturnas, com isso o site traz outro teste e coloca o smartphone da Sony frente a frente com o smartphone da Huawei com o maior ISO suportado pelos dois, 51.200 e 3.200 respectivamente. Observe na sequência os resultados obtidos.

mobile01-d839d372da6bbd7-78.jpg
Imagem capturada com o Xperia XZ2 Premium – Imagem: Mobile01
mobile01-b971107dde257bc-27.jpg
Imagem capturada com o Huawei P20 Pro – Imagem: Mobile01


Como pode ser visto nas imagens acima, o smartphone da Sony traz uma foto mais iluminada e com cores mais vivas, mas extremamente granulada e sem detalhes quando vista em seu tamanho total. Por outro lado, o P20 Pro com suas três câmeras traz um nível muito maior de detalhes e uma granulação incontestávelmente menor.

É importante lembrar que a Sony já está com quase tudo pronto para o lançamento do Xperia XZ3 e nele, provavelmente, todos os pontos fortes serão mantidos e os pontos fracos serão melhorados. Com isso, fique ligado aqui no Tempo Integral para não perder nada sobre o novo topo de linha da Sony que deve aparecer em breve.

E para você, qual dos três smartphones tem a melhor câmera?

 

Autor: Philipe Farias 

Fonte: Mobile01