Confira! Samsung e LG podem declarar em breve a morte do alto falante para chamadas!

Como você já deve ter percebido uma grande parte da mídia, incluindo nós do Tempo Integral, está falando constantemente do Galaxy Note 9, que terá o seu lançamento nos próximos meses. Apesar do grande alvoroço para o novo Note, as últimas especulações do mercado ficam para o Galaxy S10 que deve ser lançado em fevereiro do ano que vem.

Isso, pois a possibilidade de que o novo S10 tenha bordas menores do que as vistas em qualquer lançamento da empresa até hoje acaba de ganhar força. Como noticiamos recentemente por aqui, a Samsung mostrou em uma feira de displays ocorrida no mês passado, a SID 2018 (Society of Information Displays), uma nova tecnologia apelidada de “Sound on Display”, ou “Som na Tela” em uma tradução direta, que dispensa a utilização de um alto falante convencional para emissão de som.

A tecnologia é semelhante a vista no Xiaomi MI MIX, anunciado em 2016, e no Vivo Nex S, anunciado ontem (12), e consegue transmitir o som por leves vibrações e através de condução óssea, o famoso “bone conduction”.

Apesar de já termos noticiado sobre o evento e sobre a tecnologia apresentada, o que trazemos agora são detalhes que demoraram de emergir a superfície. Assista o vídeo abaixo para ver a tecnologia em funcionamento.


De acordo com a Samsung o novo recurso é capaz de entregar sons em uma faixa de 100 a 80 Hz, e que graças as finas vibrações emitidas através do visor, só é possível ouvir o som emitido ao encostar o ouvido na parte superior do aparelho. Funcionamento muito parecido com o da saída de alto falante convencional durante ligações.

Você deve ter percebido que o smartphone manuseado pelo representante da empresa no vídeo é muito parecido com um Galaxy S9, e você não está errado. O protótipo possui as mesmas 6,2 polegadas de tela vistas no Galaxy S9+ e o representante chega a brincar em algum momento que estamos olhando para tela do novo Galaxy S10.

Sendo verdade ou não o fato que poderemos ter o recurso no próximo Galaxy S, a utilização de tecnologias semelhantes já é verdade para fabricantes como Xiaomi e Vivo, e deve se tornar realidade em breve também para a LG, que já faz o uso da inovação em alguns de seus televisores e que poderá trazer em breve em um smartphone, talvez no LG G8.

Agora só falta arranjar um jeito de colocar a câmera frontal atrás do visor e poderemos nos ver livre das bordas e também do notch! Hahaha.

Autor: Philipe Farias

Fonte: Phone Arena