Xiaomi libera beta global da Miui 10 - Confira os aparelhos compatíveis

Anunciada junto aos novos aparelhos Mi 8 na semana passada, a Miui 10, a interface proprietária da Xiaomi, acaba de ser liberada em versão beta global para todos os usuários do mundo com aparelhos compatíveis. A versão liberada, que por ser global já conta com outros idiomas além do chinês e também com os aplicativos da Google, ainda apresenta bugs e tem como foco os desenvolvedores e testadores ao redor do globo.


Mesmo ainda não sendo uma versão instável, já é possível presenciar algumas das mudanças, e também das novidades, que a nova interface trará aos seus usuários. Trazendo um visual redesenhado em relação a versão antecessora, a Miui 9.5, a nova interface traz novos sons de notificação inspirados na natureza, cantos mais arredondados e navegação por gestos, assim como visto, no caso dos últimos dois, no novo Android P, apesar da interface rodar inicialmente sobre o Android Oreo.

Nota-se também uma preocupação da Xiaomi em trazer uma interface que funcione bem em todos os seus dispositivos, desde os mais antigos com proporção de tela menor, até os mais novos com suas telas esticadas e de proporção 18:9. 

miui102.jpg
Novo tela de gerenciamento de tarefas da Miui 10 - Imagem: Reprodução


A Miui 10 traz consigo uma nova tela de gerenciamento de tarefas, desenhada de uma forma nunca antes vista nem no Android e nem no iOS. Agora as tarefas ficam dispostas verticalmente em duas colunas, onde o usuário precisa deslizar os cartões para finalizar as tarefas ou pressionar por um tempo maior para ter mais opções. De acordo com a Xiaomi esse novo design faz um melhor aproveitamento do espaço da tela do aparelho.

Outra grande novidade da interface é a utilização de inteligência artificial para deixar o aparelho mais veloz, prevendo entre outras coisas, as ações que o usuário irá tomar, reservando recursos previamente e abrindo mais rapidamente os aplicativos.

miui104.jpg
Foto com efeito bokeh capturada com a câmera traseira de um Mi 5 - Imagem: Leak


Graças a nova versão da Miui, os usuários agora poderão contar com fotos com o modo retrato, ou efeito bokeh, que é aquele que deixa apenas o protagonista da foto, seja ele um objeto ou um grupo de pessoas, em destaque, enquanto desfoca todo o fundo. Vale ressaltar que o recurso também estará disponível para os aparelhos mais antigos, mesmo que esses não possuam uma câmera traseira dupla. Bem bacana!

Disponibilidade e lançamento

2xiaomi-miui-10-global-b-60.png
Imagem: Reprodução


Ao que tudo indica, uma versão final da Miui 10 deverá ser disponibilizada para todos os usuários com aparelhos compatíveis até o final desse ano. Abaixo você pode conferir uma lista detalhada de todos os aparelhos que são compatíveis com a versão beta liberada hoje e que provavelmente receberão a versão final em um futuro próximo.

Série Mi

Mi MIX 2, Mi 6, Mi 5s Plus, Mi 5s, Mi 5, Mi 4, Mi 3, Mi Note 2, Mi Max 2, Mi Max, Mi 8 SE, Mi 8, Mi 8 Explorer.

Série Redmi Note

Redmi Note 5, Redmi Note 5 Pro, Redmi Note 5A, Redmi Note 5A Prime, Redmi Note 4, Redmi Note 4X, Redmi Note 4 e Redmi Note 3.

Série Redmi

Redmi 5, Redmi 5A, Redmi 4, Redmi 4A e Redmi 3S, Redmi Y2, Redmi Y1 Lite e Redmi Y1.

 

Autor: Philipe Farias

Fonte: Leak