Mi 8 Explorer transparente? Confira uma linha do tempo com produtos translúcidos que marcaram época

Como você pode ter visto na semana passada aqui no Tempo Integral, o Xiaomi Mi 8, o novo topo de linha da Xiaomi, foi lançado em três variantes, o Mi 8 “normal”, o MI 8 SE e o Mi 8 Explorer Edition. E no caso desse último, um detalhe em seu acabamento chamou bastante atenção: o fundo do aparelho é transparente.

Apesar de ter sido divulgado recentemente que na verdade a traseira do novo aparelho é falsa, ou seja, aquela imagem não representa de fato os componentes, fontes internas da companhia afirmam que o que é visto através da transparência é uma “placa estética” independente, que inclusive pode ser retirada sem alterar nenhuma função do smartphone. Ou seja, é transparente, mas não é 100% real.

A Xiaomi pode ter sido a primeira empresa a trazer um painel transparente que não permite ver os componentes internos de fato, hahaha, mas não foi a primeira a trazer a transparência como parte do design de um de seus dispositivos. Confira a seguir alguns produtos que marcaram época e que trouxeram um design transparente.

iMac G3 (1998)


Em 1998, a Apple, sobre o comando de Steve Jobs, que havia retornado ao cargo de CEO da empresa no ano anterior, lançou o iMac G3. O computador foi um grande sucesso de vendas e seguia o mesmo conceito All in One do Macintosh Original, além disso, acabou com o paradigma dos computadores beges e trouxe um design futurista para a época com várias cores transparentes.

Nintendo Game Boy Color (1998)

gameboy-color-vectores-g-88.jpg


Um pouco mais tarde naquele ano (1998), a Nintendo estreou a 5º geração dos seus consoles portáteis, o Game Boy Color. Lançado sobre a pressão de oferecer as desenvolvedoras um hardware mais potente para os jogos, o console trazia um visor colorido capaz de exibir ao mesmo tempo até 56 cores diferentes, e suporte aos jogos da geração passada.

s441623467958777278-p238-51.png
Nintendo Colors na cor "Atomic Purple"


Além das versões Berry, Grape, Kiwi, Dandelion e Teal, em que cada uma delas era uma cor do nome “COLOR” exibido na parte frontal do aparelho, a Nintendo lançou também uma versão na cor “Atomic Purple”, que consistia em um plástico roxo transparente pelo qual era possível ver quase todos os componentes internos do aparelho.

Xbox (2001)

1280px-xbox-console.jpg


Depois de virar o milênio e relaxar, pois, o bug do milênio não havia ocorrido, chegamos ao ano de 2001. Nele, a Microsoft mostrou ao mundo a primeira versão do seu console, o Xbox. O aparelho, que foi a primeira tentativa da Microsoft no ramo de consoles, trouxe um controle muito criticado por seu tamanho, chegando a ganhar o “prêmio” de maior controle do mundo no Guiness Book Edição Gamer de 2008, e sendo eleito como um dos piores controles da história pela IGN.

800px-xbox-crystal-editi-42.jpg
Primeiro Xbox na versão limitada "Crystal Limited Edition"


O que algumas pessoas não sabem é que o console teve várias versões especiais limitadas, algumas delas trazendo o aparelho envolto em um material translucido em diversas cores.  Teve a Launch Team Edition, na qual o console vinha em uma cor verde translucida, a Skeleton Black, cujo Xbox vinha em uma cor preta transparente, a Crystal Limited Edition, na qual o console vinha envolto em um material totalmente transparente, e muitas outras. Algumas delas só foram disponibilizadas em alguns mercados ou nem mesmo estiveram a venda.

Além das edições especiais do Xbox, alguns outros consoles um pouco mais antigos também trouxeram suas respectivas versões em cores transparentes, como foi o caso do Nintendo 64 (1996), da Nintendo, e também do Dreamcast (1998), da Sega. Quem lembra?

HTC U12 Plus (2018)

htc-u12-plus-review-tran-24.jpg


Avançando 17 anos nessa linha do tempo chegamos ao ano de 2018, onde aparentemente temos um retorno a algumas origens, com grandes empresas anunciando variações de seus aparelhos em painéis translúcidos. Assim como visto na semana passada com o Mi 8 Explorer Edition, a HTC também oficializou em maio desse ano uma versão do seu topo de linha, o HTC U12 Plus, na cor Translucent Blue, um azul de traseira verdadeiramente translúcida.

Será que teremos mais produtos seguindo essa antiga tendência, que pelo visto foi renovada, ainda esse ano? É esperar para ver!

Autor: Philipe Farias

Fonte: Tudo Celular