ROG Phone: Conheça o novo smartphone gamer da Asus!

Assim como revelou recentemente a Pesquisa Game Brasil, aqui no país, o celular/smartphone é o dispositivo mais utilizado para jogar, talvez por conta de o aparelho estar com o usuário praticamente 24 horas por dia. Resultados semelhantes já são vistos em outras partes do mundo.

Apesar de ainda ser baixa a utilização do smartphone entre os hardcore gamers (aqueles que levam a jogatina mais a sério), sendo mais utilizado de forma casual, esse nicho está crescendo gradativamente já chegando a existir campeonatos mundiais de jogos móveis, como aconteceu recentemente o campeonato mundial de Clash Royale, por exemplo.


Seguindo essa verdadeira tendência, a ASUS acabou de anunciar o seu primeiro smartphone gamer, o ROG Phone, que como você pode ter notado pelo nome, segue a já famosa linha de produtos gamer da empresa, a Republic of Gamers (ROG). O novo smartphone foi anunciado com um hardware monstruoso, que de acordo com a própria companhia, superou concorrentes fortes como Galaxy S9 e iPhone X em testes de benchmark. Além disso, o novo aparelho introduziu consigo vários novos acessórios visando ao máximo uma boa jogatina.

A Asus fez questão, aparentemente, de trazer tudo que há de melhor no mercado de componentes para seu aparelho, e introduziu um processador Snapdragon 845 rodando a uma frequência inédita de 2,96 GHz, sendo a maior frequência já vista nesse processador. Além disso, o aparelho conta com 8 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno, sendo esse último ainda expansível com cartão microSD.

img-20180604-104758.jpg


Na parte das câmeras, o smartphone traz uma câmera frontal de 8 megapixels e uma câmera traseira dupla, com uma lente de 12 megapixels e outra com 8 megapixels.

A parte traseira do aparelho chama atenção com o logotipo da linha ROG iluminado e de cores controláveis, assim como acontece na linha de notebooks, e um sensor biométrico no formato de um paralelogramo, bem curioso.

A parte frontal traz dois alto-falantes estéreos, a já citada câmera frontal, e um dos destaques do smartphone: uma tela AMOLED de 6 polegadas com resolução de 2160x1080 pixels e alta taxa de frequência de atualização. São 90Hz, ao invés do rotineiro 60Hz vistos em outros smartphones, o que significa que a tela atualiza 90 vezes por segundo, resultando em animações muito mais fluidas.

Como se já não bastasse todas essas modificações visando a melhor reprodução dos jogos, a ASUS também inseriu em seu software o “X Mode”, que pode ser acessado apertando as laterais do aparelho, e que otimiza todo o sistema para o melhor desempenho, fechando tarefas secundarias e priorizando de todas as formas o jogo que você estiver jogando.  

img-20180604-104256.jpg


Nas laterais, além dos já rotineiros botões de despertar e volume para cima e para baixo, a Asus também inseriu os chamados AirTriggers, que são dois botões, que podem ser remapeados, localizados em uma das laterais do aparelho, cada um em uma extremidade, que por suas localidades se assemelham aos gatilhos vistos nos controles do Playstation e do Xbox. Além dos botões, o smartphone conta com uma entrada para fones de ouvido, uma entrada USB tipo C para carregamento, e uma entrada proprietária da ASUS para acoplamento dos acessórios que veremos logo a seguir.

Acessórios

AeroActive Cooler

img-20180604-104428.jpg


O primeiro acessório é o intitulado AeroActive Cooler, que quando acoplado ao aparelho funcionará como um cooler (duhh) aumentando o resfriamento dos componentes internos permitindo sessões de jogos mais longas sem prejudicar o hardware com altas temperaturas. O acessório tem entrada para fone de ouvido e carregamento, deixando as laterais do aparelho, quando em modo retrato, livres, melhorando assim a jogabilidade do usuário. O AeroActive Cooler estará inserido na caixa do aparelho.

Controle

img-20180604-105401.jpg


Um dos novos acessórios tragos pela Asus foi um controle acoplável ao smartphone que se assemelha muito aos Joy-Con do Nintendo Switch. Ao acoplar as duas partes a cada uma das laterais do aparelho, deixando-o visualmente semelhante ao console da Nintendo, o usuário ganha duas novas possibilidades: controles mais precisos e a alternativa de espelhar a sua tela de jogo em uma televisão próxima através de uma dock sem fios. Uma experiência parecida a um console.

TwinView Dock

img-20180604-110100.jpg


A Asus também anunciou um novo acessório que ao acoplar o smartphone, transforma-o em uma espécie de dispositivo com duas telas muito semelhante ao Nintendo 3DS, o TwinView Dock. Com o novo acessório, o usuário poderá fazer coisas diferentes em cada uma das telas, como jogar dois jogos diferentes, realizar streaming de jogos ao mesmo que interage com seus seguidores, navegar na internet enquanto joga, enfim, uma infinitude de possibilidades. O acessório ainda conta com uma bateria de 6000 mAh e possui gatilhos como visto no próprio smartphone.

Dock

img-20180604-105659.jpg


Outro acessório anunciado foi uma dock, que graças a sua grande variedade de portas pode transformar o ROG Phone em um tipo de PC. É possível conectar monitor, mouse, teclado e qualquer tipo de dispositivo USB desde que esse seja suportado pelo Android. Além desses, a dock ainda possui entradas de áudio, ethernet e para carregamento do aparelho.  

Disponibilidade

A Asus não revelou exatamente quando o smartphone e os seus acessórios estarão disponíveis, mas indicou que devemos vê-los até o final desse ano (2018) nas lojas. Também não foi dito nada sobre os preços, mas é de se esperar algo bem salgado em vista dos componentes que o aparelho trará.

E você, o que achou do ROG Phone?

Autor: Philipe Farias

Fonte: The Verge