Embate com gigantes! OnePlus 6 encara Galaxy S9+ e iPhone X em teste de velocidade

Após um pouco mais de uma semana desde que foi revelado, o OnePlus 6, honrando o seu slogan “A velocidade que você precisa”, já é considerado como um dos mais smartphones mais rápidos disponíveis no mercado, se não o mais rápido.

Esse fato já pôde ser comprovado através dos aplicativos de benchmark que já exibem resultados altíssimos para o aparelho, que em sua versão mais robusta, exibe uma configuração impressionante com um Snapdragon 845 e 8GB de RAM.

Porém, nem sempre os números exibidos nesses aplicativos são válidos quando vamos para a utilização de um usuário na vida real, pois, nada adianta um hardware parrudo se o software embutido no aparelho não está optimizado.

Com resultados tão bons em aplicativos de benchmark, os canais EverythingApplePro e PhoneBuff resolveram colocar o aparelho frente a frente com o iPhone X e o Galaxy S9+, respectivamente, e o objetivo foi saber se o novo smartphone entregava a mesma fluidez na abertura de aplicativos comuns quanto os outros dois aparelhos.

Esse tipo de teste apresenta uma grande importância para o usuário real, pois é através dele que os possíveis compradores podem mensurar de forma geral se o smartphone entregará uma boa experiência de uso durante o dia a dia.

OnePlus 6 Vs. Galax S9+

O vídeo do OnePlus 6 Vs. Galax S9+ você pode conferir logo abaixo. No teste, as configurações dos aparelhos são relativamente semelhantes. Ambos contam com um Snapdragon 845 rodando a 2,8GHZ, o OnePlus 6 possui 8GB de RAM e conta com o Android Oreo 8.1, e o Galaxy S9+ possui 6GB de RAM e conta com o Android Oreo 8.0.



Como você pôde conferir no vídeo, o teste consiste em uma primeira rodada onde o robô abre uma sequência de aplicativos, e em uma segunda, onde os mesmos aplicativos são reabertos no intuito de checar se continuam alocados na memória RAM para acesso mais rápido.

O OnePlus 6 ganhou o primeiro lugar no pódio obtendo um tempo um pouco melhor nas duas rodadas.

OnePlus 6 Vs. iPhone X

No teste, as configurações entre os aparelhos são bem discrepantes, mas lembre-se que a grande diferença em alguns aspectos pode ser graças a diferença dos sistemas operacionais, que por conta de otimizações diferentes, necessitam de configurações diferentes. No caso do One Plus 6, temos um Snapdragon 845 a 2.8 GHz e 8GB de RAM, enquanto que no iPhone X o processador é um Apple A11 Bionic com 3GB de Ram. O Android no OnePlus é o Oreo 8.1, e no iPhone a versão do iOS é a 11.4.

Você pode conferir o vídeo a seguir.



A métrica aplicada nesse segundo embate é muito semelhante apesar dos vídeos serem de canais diferentes. Diversos aplicativos são abertos em uma primeira rodada e logo depois são reabertos em uma segunda, com o intuito de verificar se ainda estão alocados na memória RAM, possibilitando um acesso mais rápido.

O teste é repetido algumas vezes, mas em resumo, o OnePlus 6 é o ganhador nesse embate também, apresentando velocidade equiparada na abertura de apps mas superando o aparelho da Apple na reabertura de aplicativos.


Para quem já viu anteriormente testes do mesmo tipo comparando smartphones, é notável como a otimização do Android com o seu hardware é superior as versões passadas, superando o iPhone na abertura de jogos ou na renderização de um vídeo, por exemplo, aspectos em que o iOS era de certa forma, imbatível.

É válido lembrar que todos os smartphones testados são excelentes e abrem os aplicativos em uma velocidade mais do que satisfatória para a grande maioria das pessoas. Com isso em mente, os pontos decisivos para compra acabam sendo as peculiaridades que cada um deles trazem consigo, e também o preço.

E para você, qual deles é o melhor smartphone?

Autor: Philipe Farias

Fonte: Tudo Celular