Tim lidera em mais uma pesquisa de cobertura 4G

De acordo com dados aferidos pela OpenSignal, empresa especializada em medir a performance de redes móveis, a Tim é a operadora que oferece a melhor cobertura 4G no Brasil. A operadora marcou presença com sinal 4G em 74,4% dos lugares frequentados pelos clientes da empresa especializada.

A Tim, de acordo com a empresa, entrega um pacote completo oferecendo a cobertura 4G a seus usuários com mais frequência e também em um número maior de lugares. A operadora tem tido uma postura agressiva expandido o sinal LTE geograficamente, anunciando ano passado uma cobertura de 1850 municípios. 


grafico.png
Levantamento feito pela OpenSignal com a experiência de cobertura das operadoras


Como pode ser visto no gráfico, a Vivo ocupa o segundo lugar com apenas 7% a menos de cobertura do que a Tim, e ambas possuem uma diferença maior ainda para a terceira colocada, a Claro. De acordo com a OpenSignal, a duas primeiras colocadas talvez estejam no topo por terem implementado recentemente a tecnologia VoLTE, que passa a voz com o auxilio da rede 4G, em grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Tal tecnologia pode permitir a eliminação das redes 2G e 3G para ligações e ajudar mais ainda na expansão da rede 4G.

Outra operadora que ganhou destaque na pesquisa foi a Oi, porém, de forma negativa, atendendo apenas 54,7% do publico em questão. A empresa realizadora da pesquisa atribui essa discrepância entre a Oi e as outras 3 por conta da tecnologia que a operadora escolheu usar para espalhar o seu sinal. Enquanto Tim, Vivo e Claro usam redes LTE de baixa frequência a 700 Mhz, o que permite uma melhor propagação do sinal, a Oi usa uma rede com frequências altas ou médias, o que a coloca em uma desvantagem de cobertura.

Os dados levantados na pesquisa, apesar de não serem totalmente iguais a um levantamento feito pelo portal Teleco, corroboram com o resultado final, onde a TIM lidera a cobertura 4G no país, sendo seguida por Vivo, Claro e Oi.

 

Autor: Philipe Farias