LG atualiza a linha Q e anuncia os novos LG Q7, Q7+ e Q7 alfa

A LG acaba de anunciar os 3 novos integrantes da sua já conhecida linha Q, sendo eles o LG Q7, Q7+ e o Q7 alfa. Assim como fez ano passado, a LG deve escolher em quais mercados cada uma das variantes irá ser comercializada. Isso é, ano passado, por exemplo, a LG vendeu no Brasil apenas os LG Q6 e Q6+ enquanto que o LG Q6 alfa ficou reservado aos mercados do Cazaquistão e da Rússia.

Nesse ano, o recente anuncio da LG ainda não revelou onde cada aparelho será vendido. Mas já é sabido que todas as variantes trarão o mesmo design, assim como os mesmos materiais de construção (metal e vidro). Na parte da frente dos aparelhos há uma câmera frontal acompanhada de uma tela de 5.5 polegadas com proporção 18:9, resolução FHD+ (2160x1080), com bordas arredondadas e não tão finas como os recém lançados LG G7 ThinQ e V30 ThinQ, o que já era de se esperar tendo em vista que a linha Q é uma linha intermediária.

Ainda nas semelhanças entre os aparelhos, todas as variantes contarão com um uma câmera traseira acompanhada de um flash LED, logotipo da empresa, e um sensor de impressões digitais capaz de tirar fotos, fazer capturas de tela, ou como em alguns outros smartphones Android, controlar a barra de notificações. Os aparelhos contam com botões de volume na esquerda e o botão de força/bloqueio na direita.


img-5b02a11c48b35-668x704.png


Algumas das diferenças entre as variantes dos novos smartphones da linha Q ficam por conta do hardware, que pode ter mudança inclusive dentro da própria variante, dependendo apenas de onde será sendo comercializado. A lista com as especificações possíveis você confere abaixo:

Processador

A LG ainda não informou quais processadores devem embarcar em cada uma das versões dos aparelhos, mas são esperados processadores Octa-Core (oito núcleos) da Qualcomm rodando a 1.5 GHz e a 1.8Ghz, provavelmente Snapdragons da série 400 ou 600. Tal especulação se deu ao fato dos smartphones trazerem a tecnologia Fast Charge (50% de carga em 30 minutos) que é proprietária dessa fabricante de processadores.

Porém, será que ainda é possível alguma das variantes vir com um processador da MediaTek, ou a LG desistiu dessa opção?

Câmera

Os smartphones, apesar de não possuírem o selo ThinQ, tecnologia relacionada a inteligência artificial implementada nos smartphones carro chefe da empresa (LG G7 e V30), trarão funções inteligentes em suas câmeras semelhantes as existentes nos aparelhos citados. Além disso, as câmeras dos aparelhos contarão com um modo retrato provido através do software, já que os smartphones possuem apenas uma lente na sua câmera traseira.

Seguindo uma tendência, a LG trará também um sistema de reconhecimento facial na câmera frontal para efetuar o desbloqueio, recurso já existente há alguns anos no Android, mas que agora vem ganhando mais atenção dos departamentos de marketing das empresas. Lembrando que o recurso não deve apresentar uma precisão muito grande, em baixa luminosidade por exemplo, pela falta de alguns sensores.

Você pode conferir no resumo abaixo as especificações das câmeras traseiras e frontais de acordo com cada variante do aparelho.

  • Q7+:

                Câmera traseira: 16MP com PDAF;

                Câmera frontal: 8MP ou 5MP (com lente grande angular);

  • Q7:

                Câmera traseira: 13MP com PDAF;

                Câmera frontal: 8MP ou 5MP (com lente grande angular);

  • Q7 alfa:

                Câmera traseira: 13MP com PDAF;

                Câmera frontal: 5MP (com lente grande angular);

Memória

As configurações de memória (RAM e de armazenamento) são muito semelhantes entre as variantes, só havendo uma diferença no Q7+. Você pode conferir abaixo as especificações.

  • Q7+:

                RAM: 4GB

                Armazenamento: 64GB com possibilidade de expansão para mais de 2TB através de cartão microSD.

  • Q7:

                RAM: 3GB

                Armazenamento: 32GB com possibilidade de expansão para mais de 2TB através de cartão microSD.

  • Q7 alfa:

                RAM: 3GB

                Armazenamento: 32GB com possibilidade de expansão para mais de 2TB através de cartão microSD.

Bateria e outras especificações

Todos as variantes contam uma bateria de 3000 mAh, certificação IP68 (a prova d’água e poeira), e saem de caixa já com o Android 8.0 Oreo. Além disso, os aparelhos contarão com bons recursos de áudio, como o Hi-Fi Quad DAC, presente apenas na versão Q7+, e DTS:X 3D Surround Sound.

Todos os 3 aparelhos estarão disponíveis na cor Moroccan Blue (azul), mas apenas o Q7 e o Q7+ contarão com as cores Aurora Black (preto) e Lavander Violet (roxo). A LG ainda não revelou dados sobre o preço e a disponibilidade dos aparelhos, mas ao que tudo indica, eles estarão disponíveis primeiro em mercados emergentes, como o Brasil, por exemplo.

A especificação (quase) completa dos aparelhos você pode conferir abaixo:

  • Processador: 1.5 GHz Octa-Core ou 1.8GHz Octa-Core
  • Tela: 5.5 polegadas 18:9 FHD+ FullVision (2160 x 1080 / 442ppi)
  • Memória:
    – Q7+: 4GB RAM / 64GB de armazenamento
    com possibilidade de expansão através de cartão microSD.
    – Q7: 3GB RAM / 32GB de armazenamento
    com possibilidade de expansão através de cartão microSD.
    – Q7 alfa
    : 3GB RAM / 32GB de armazenamento com possibilidade de expansão através de cartão microSD.
  • Câmera:
    – 
    Q7+: Traseira de 16MP com PDAF / Frontal de 8MP ou 5MP (com lente grande angular)
    – 
    Q7: Traseira de 13MP com PDAF / Frontal de 8MP ou 5MP (com lente grande angular)
    – 
    Q7 alfa: Traseira de 13MP com PDAF / Frontal de 5MP (com lente grande angular)
  • Bateria: 3,000mAh
  • Sistema: Android 8.0 Oreo
  • Tamanho: 143.8 x 69.3 x 8.4mm
  • Peso: 145g
  • Redes móveis: LTE / 3G / 2G
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 b, g, n / Bluetooth 4.2 BLE / NFC / USB tipo-C 2.0
  • Outros: Sensor de impressões digitais / QLens / Hi-Fi Quad DAC (Q7+) / DTS:X 3D Som Surround / Resistência a água e poeira IP68 / Google Assistente / Reconhecimento de face / Fast Charging / Modo retrato / Rádio FM / 


Autor: Philipe Farias