Usuários reportam problemas na atualização do Moto X4 para o Android 8.1

Se você é proprietário de um Moto X4 ou de um Moto X4 com Android One, e tem uma notificação chamando no topo da tela para fazer a atualização para o Android Oreo 8.1, não faça. Pelo menos não ainda. Vários usuários dos fóruns de ajuda do Google, da Lenovo e também no Reddit tem reclamado da nova atualização liberada para seus aparelhos, isso porque a mesma trouxe alguns problemas.

De acordo com os usuários, após a atualização, a porta USB parou de funcionar para transferência de arquivos, influenciando diretamente na utilização do Android Auto e também em basicamente qualquer coisa que não envolvesse o carregamento do aparelho. Foi reportado também que imagens enviadas ou recebidas por SMS através do aplicativo de Mensagens, antes da atualização, foram apagadas.


motox4print.png
Funcionário da Motorola dando instruções de como resolver o problema momentaneamente

Tradução:

"Olá pessoal,
 
Nós agradecemos todos vocês por terem reportado o problema. Apreciamos toda a cooperação e assistência que vocês ofereceram, especialmente aqueles que concederam relatórios de erros. Nossa equipe de produto está trabalhando em uma correção que será incluída em uma atualização futura.
Enquanto isso, os seguintes passos são recomendados:
·         Vá a configurações
·         Vá a Segurança & Localização
·         Vá a Tela de Bloqueio
·         Selecione “Nenhuma” (não selecione nenhuma outra opção de bloqueio de tela)
·         Reinicie seu telefone
·         Tente reconectar o seu dispositivo ao seu carro
 
Eu irei marcar essa resposta como solução para que todos saibam que isso será trago em uma atualização futura. Irei atualizar esse post em particular assim que tiver mais informações.
 
Saudações,
JM
Suporte Motorola"

No entanto, se você já fez a atualização, não há motivo para completo pânico. Foi descoberto que aparentemente o problema está diretamente ligado a tela de bloqueio do aparelho. Então, para conseguir voltar a usar o Android Auto ou transferir arquivos do computador para o celular, basta desativar a tela de bloqueio (retirar qualquer tipo de senha para desbloquear o aparelho), reiniciar o aparelho, e a porta USB voltará a funcionar para esses fins. Uma solução nada elegante a qual a própria Motorola tem recomendado provisoriamente a seus usuários.

Sobre as imagens apagadas nas mensagens, até o momento não foi visto nenhum tipo de solução, mas ao que tudo indica, elas serão perdidas.

Tanto Motorola quanto Google já fizeram comunicados de que uma correção já está a caminho, mas nem uma data ou prazo foi dado.


Autor: Philipe Farias