Vice-presidente da Lenovo "vaza" novo smartphone com aproveitamento de tela incrível

O vice-presidente da Lenovo, Chang Cheng, publicou nessa semana (8) no Weibo (uma rede social chinesa) uma “prévia” do que poderá ser o novo smartphone topo de linha da companhia. Na postagem, Cheng deixa a entender que o smartphone poderá ter 95% de aproveitamento de tela. Para se ter ideia do quanto é isso, o iPhone X possui 82,9% de aproveitamento de tela, enquanto o Galaxy S9, 83,6%. Abaixo, a imagem que ele compartilhou.


lenovo-bezel-less-phone.jpg
Imagem compartilhada pelo próprio Chang Cheng no Weibo


Alguns dias depois (11), Cheng voltou a rede social e liberou a imagem do rascunho do possível telefone, e é incrível. Nele, além do nome com o qual deverá ser comercializado, Lenovo Z5, podemos observar um smartphone sem bordas inferiores ou superiores, e nem um notch por menor que seja. As linhas de antenas localizadas na lateral dão a entender em um corpo de metal e sem a traseira de vidro.


lenovo-z5-sketch.jpg
Rascunho postado pelo Chang Cheng no Weibo - o novo smartphone da empresa deverá se chamar Lenovo Z5


Porém, a imagem divulgada pelo VP da empresa deixou no ar algumas dúvidas. Afinal, onde estão os sensores de proximidade e iluminação, assim como o alto falante e a câmera frontal? Surgiram então algumas teorias, uma delas, foi que os sensores, assim como um alto falante mínimo, seriam inseridos na borda superior de maneira quase imperceptível. A outra, foi que o smartphone usaria um sistema de vibrações mecânicas através dos ossos intracranianos, o chamado “bone conduction”. Tecnologia usada pela Sharp na sua linha Aquos.

Para resolver o “problema” da câmera frontal, algo como uma câmera traseira com um mecanismo giratório poderia ser utilizado, ou ainda alguma coisa semelhante ao conceito apresentado pela Vivo na MWC 2018, o Apex, onde a câmera salta de dentro do corpo do smartphone. Como pode ser visto na imagem abaixo.


img-5186-1.jpg
Conceito do Apex, da Vivo, mostrado na MWC 2018


Apesar de ainda não existir uma data oficial, pela movimentação que Cheng está fazendo em seu perfil no Weibo, podemos esperar algo para o dia 14 de junho.

Autor: Philipe Farias

Fonte: PhoneArena