O Android P está chegando! Confira as primeiras novidades

O Google anunciou nesta quarta-feira, 07, a primeira prévia do Android P para desenvolvedores. Mas espera aí! A versão O ainda não chegou nem a 5% dos dispositivos com o sistema operacional e o Google já está liberando uma nova versão, como assim? Calma! Ao liberar a nova versão mais cedo, a empresa pretende trabalhar em conjunto com a comunidade Android para melhorias e também dar mais tempo para que eles possam preparar seus aplicativos para a chegada do Android P. 

ap.png

Mais novidades sobre a nova versão do sistema serão anunciadas durante o Google I/O, evento anual especifico para desenvolvedores, que neste ano acontecerá em maio. Enquanto isso, vamos ver algumas das novas funcionalidades do Android P que já podem ser testadas por desenvolvedores:

 

Interface de usuário mais refinada e eficiente

O objetivo aqui foi criar uma interface de usuário mais simples e refinada, assim, diálogos de falhas e notificações desnecessárias foram desativadas. Volume, configurações e outras áreas foram redesenhadas, focando numa maior compreensão e previsibilidade. Um ajudante de bloqueio foi adicionado, para que os usuários possam filtrar notificações indesejadas com um único toque.

 

Novas funções das notificações

Chamada de MessagingStyle, a nova notificação destaca quem enviou a mensagem e como você pode responder. Será possível ver as conversas, anexar fotos e adesivos, e até mesmo usar uma das sugestões de respostas inteligentes, tudo isso direto da barra de notificações. 

image5.png
image8.png

Câmera

Uma nova API disponível no Android P melhorará o suporte a câmeras dupla, tornando o resultado de recursos como como o zoom óptico, bokeh, visão estéreo e outros possíveis ainda melhores.

Outras melhorias afetarão diretamente o tempo de captura, tornando o registro de fotografia ainda mais rápido, além de melhorar o suporte para os estabilizadores de imagem.

 

Além disso, o preview do Android P também traz:

  • Suporte para dispositivos de tela ponta-a-ponta com recortes no display, como visto em alguns modelos recentes: 
activities-that-always-h-65.png
  • Mais performance e eficiência para todos os apps. Entre outras coisas, o novo Android P promete um tempo de inicialização mais rápido para os aplicativos e mais eficiência para a bateria.
  • Segurança: uma interface de autenticação de impressão digital mais consistente em apps e devices.
  • Privacidade: Para melhor garantir a privacidade, o Android P bloqueia acesso ao microfone, câmera a todos os sensores do SensorManager para aplicativos inativos.

A prévia do Android P já pode ser baixada, porém, por enquanto, apenas para usuários dos smartphones da linha Pixel, do Google. 

pixel.png

Agora, nos resta aguardar o Google I/O para conferir mais detalhes sobre o Android P, assim como teremos que aguardar para saber qual será o doce que dará o codinome para a nova versão. Será que temos um Android Pudding vindo por aí?

timeline2x.png
 

Fonte: Google Brasil