[MWC – Hands-on] Com design totalmente redesenhado, novos smartphones da Sony são destaques na MWC

A Mobile World Congress está apenas começando, mas logo de cara, já tivemos grandes lançamentos, sendo que os novos smartphones apresentados pela Sony certamente são alguns dos destaques do evento, principalmente pelo tão esperado redesenho visual, uma das principais críticas aos produtos lançados nos últimos anos.

Chega de smartphone quadradão. Conheçam abaixo os novos, e enfim curvilíneos, Sony Xperia XZ2 e XZ2 Compact.

 

Sony Xperia XZ2 


A Sony sempre focou no desenvolvimento de suas câmeras, até porque é uma das principais fabricantes de módulos, que são utilizados inclusive por concorrentes, chegando a deixar de lado o desenvolvimento e evolução em outros aspectos, como design, por exemplo.

Com a chegada da linha XZ, em 2016, a empresa focou na precisão do foco e capacidade de fotografia em ambientes com pouca iluminação.

Já em 2017, o foco foi na captura de vídeos, com o lançamento do super Slow motion, criação 3D e captura preditiva.

Agora em 2018, a empresa foca em três pilares no desenvolvimento do Sony Xperia XZ2: Criação, Imersão e Design.

 

Criação

Aqui a empresa fala sobre a criação de conteúdo, por isso trouxe recursos que possibilitam maior qualidade, como a gravação em 4K HDR, aumenta o nível de detalhes, cores e vivacidade. A gravação 4K, antes limitada a 4 minutos de captura apenas, por conta de restrição do processador, agora passa para 13 minutos.

Outra função melhorada foi a de gravação em Super Slow Motion, que agora passa a ser em resolução Full HD, porém permanece limitada a 6 segundos de gravação.


A Sony promete, inclusive, uma melhoria grande na qualidade de captura e processamento de imagens, contando também com uma atualização de seu processador de imagens BIONZ.

Um recurso que chamou muita atenção no lançamento do XZ1, o Criador 3D, também recebeu melhorias. Agora, será possível utilizar a câmera frontal para realizar a digitalização do próprio rosto, criando uma selfie modelada em 3D. A partir de agora também, o usuário contará com a opção de enviar as digitalizações para processamento na nuvem, recebendo como resultado um arquivo em qualidade 4K.

 

Imersão

Quando fala em consumo de conteúdo, a Sony tem como objetivo estimular 3 sentidos; o ver, o ouvir e o sentir, sendo inclusive a premissa de sua campanha de marketing sobre imersão no Xperia XZ2.

Ver diz respeito a tela, no caso do Xperia XZ2, de 5,7 polegadas com resolução Full HD HDR. Um recurso do display permitirá converter todo o conteúdo visualizado, seja de fontes de streaming, como Netflix, YouTube, conteúdo próprio e qualquer outro, em HDR.

Ouvir diz respeito ao som, por isso a Sony segue investindo na qualidade de áudio com a tecnologia Hi-Resolution Audio, além de ter aumentado o tamanho do speaker em 20%, com relação ao XZ1. O Sony Xperia XZ2 também conta com a tecnologia S-Force Estereo Surround, para garantir uma experiência superior e imersiva em termos de som.

A Sony traz uma inovação para estimular o sentir durante o consumo de conteúdo. Uma tecnologia que já é velha conhecida dos gamers que utilizam os consoles da empresa, a Sony Dynamic Vibration System, que nada mais é do que aquela vibração do controle dependendo da ação do jogo. Pois bem, esta tecnologia foi adaptada para o Sony Xperia XZ2, de forma que agora, qualquer vídeo ou jogo no smartphone contará com a sensação de vibração de acordo com o que estiver sendo produzido.

Tivemos a oportunidade de testar o recurso, que realmente provoca uma sensação diferente e interessante, funcionando muito bem na prática. A interface para ligar e controlar é simples, incorporada junto ao controle de volume.

 

Design

Chegamos ao ponto de principal destaque dos lançamento da Sony, seu design totalmente remodelado. Há anos a Sony vem adotando um visual sem muitas alterações. Na antiga linha Xperia Z, adotou o design Omini Balance, que se tornou padrão em todos os lançamentos da época. Com o lançamento da linha Xperia XZ, promoveu pequenas mudanças, arredondando um pouco as bordas laterais, com o design Loop Surface.


O visual permanecia quadradão e com bordas frontais em excesso, gerando muita reclamação por parte dos críticos e mesmo de usuários, já que o design ia na contramão de toda tendência adotada pelos concorrentes.

Chegamos a 2018 e havia uma necessidade de mudança, de adaptação, por parte da Sony. Eis então que surge o design Ambiente Flow, deixando para trás o visual quadradão, apresentando design mais arredondado e orgânico, construção frontal e traseira de vidro 3D revestido com Gorilla Glass 5. O excelente acabamento é arrematado pelas bordas laterais de alumínio.

dsc-0018.jpg

Seguindo tendências, a tela de 5,7 polegadas agora possui proporção 18:9, o que significa maior aproveitamento, sem aumentar o tamanho do produto, que é pouca coisa maior que o XZ1, que possuía uma tela de apenas 5,2”. Aliás, por falar em aproveitamento, outro ponto muito criticado eram as bordas acima e abaixo da tela, que foram finalmente melhoradas. Ainda existem, mas com um tamanho dentro do aceitável. 

dsc-0019.jpg

Outra grande mudança, depois de muita resistência, finalmente a Sony tirou o sensor de impressões digitais do botão lateral e colocou-o na traseira, bem no meio. Porém, apenas o sensor, pois o botão Power continua na lateral do produto.

dsc-0133.jpg

Resistência sempre foi um dos pontos fortes dos tops de linha da empresa, o que não é diferente com o Xperia XZ2, que possui classificação IP 65/68.

dsc-0111.jpg

O conector USB-C, já adotado há algum tempo, está presente, enquanto a entrada 3,5mm para fone de ouvidos, não. Para ajudar quem ainda está se adaptando ao mundos dos fones sem fio, a Sony colocará na caixa do produto um adaptador.

dsc-0155.jpg

O Sony Xperia XZ2 estará disponível nas cores Liquid Black/ Preta, Silver/ Prata, Deep Green/ Verde Azulado e Ash Pink/ Rosa Acinzentado.

 

Performance

Todo o conceito acima é suportado por um hardware de ponta, com processador Qualcomm Snapdragon 845, o mais recente e melhor da categoria, que promete velocidades de download de até 1.2 Gbps e um aumento de velocidade de CPU e de gráficos de 30% em relação a versão anterior.

Para reforçar o desempenho, 6 GB foram incorporados sistema computacional do Xperia XZ2, que ainda conta com 64 GB de capacidade de armazenamento e para fornecer energia para tudo isso, uma bateria de 3180 mAh. Por falar em bateria, o Xperia XZ2 também terá possui suporte a Wireless Charge, tanto utilizando um acessório que será comercializado pela Sony, como com acessórios de outras empresas.

 

Recursos

Com o Android 8 Oreo como sistema operacional, a Sony cuidou de aprimorar funções e recursos que trazem mais inteligência a interface e interação com o usuário, como por exemplo o Xperia Tips, plataforma de automação disponível em aparelhos da empresa, que recebeu grandes melhorias em termos de funcionalidades e interface, com a Chat Style UI, que proporciona uma interação muito mais natural com o usuário.

 

 

Sony Xperia XZ2 Compact

De acordo com a Sony, as versões compactas de seus tops de linha visam atender a uma demanda do mercado, de pessoas que procuram um produto premium, mas que querem um aparelho menor.

Assim, com o Xperia XZ2, a empresa apresenta também o Xperia XZ2 Compact. O lançamento conta com uma tela de 5,0 polegadas, mas também com proporção 18:9, o que significa uma tela grande, mas num corpo compacto, tendo em vista que o XZ1 Compact, pouca coisa menor, possuía uma tela de 4,6 polegadas.


Design

O tamanho da tela não é a única diferença para o Xperia XZ2, mas o acabamento também difere, tendo em vista que XZ2 Compact não possui a traseira em vidro, mas em policarbonato fosco, mantendo-se o frame de alumínio nas laterais. 

1.png

Em termos de resistência, a Gorilla Glass 5 protege a tela do XZ2 Compact, que também conta com classificação IP 65/68.

As cores disponíveis também serão um pouco diferentes, mais expressivas, com a Black/ Preta, Silver/ Prata, Moss Green/ Verde musgo e Coral Pink/ Rosa Coral.

 

Mais diferenças

Até então, como diferenças entre o Xperia XZ2 e XZ2 Compact são tela menor, acabamento e nas cores. Porém, temos ainda mais 3 diferenças:

- Com uma tela menor, a Sony acredita que a necessidade de energia também é menor, por isso o XZ2 Compact vem com menos bateria, 2870 mAh.

- O Sony Dynamic Vibration System, aquela tecnologia que faz o smartphone vibrar de acordo com o conteúdo consumido, como nos controles do PlayStation, também não estará presente no XZ2 Compact.

- Outra mudança é quantidade de memória RAM, que cai pra 4 GB na versão compacta.

- Por fim, a versão compacta do lançamento não conta também com suporte a Wireless Charge.

As demais configurações permanecem iguais, como o processador Qualcomm Snapdragon 845 e 64 GB de capacidade de armazenamento.



ficha-tecnica.png
 
ficha-tecnica-1.png