The Phone Reimagined | Samsung Galaxy S9 é oficialmente apresentado ao mundo

Mais uma Mobile World Congress, ou simplesmente MWC, está para começar, evento utilizado pelas principais fabricantes de tecnologia móvel como palco para apresentar seus grandes lançamentos para o ano. Um desses lançamentos mais esperados é, sem dúvida, o novo smartphone da família Galaxy S da Samsung, que chega a sua 9ª edição em 2018 e foi oficialmente apresentado num evento a parte da MWC.

Uma coisa curiosa, é que diferente de anos anteriores, neste ano a empresa não fez tanta questão de esconder detalhes do lançamento, tanto que muito tempo antes do evento oficial, que aconteceu neste domingo, 25 de fevereiro, já conhecíamos inclusive o design do produto, além de um ou outra feature. Inclusive, um vídeo “vazado” na véspera, revelava ainda mais detalhes não só sobre o design, mas também sobre alguns recursos focados principalmente na produtividade.

Durante toda a campanha de divulgação que antecedeu o lançamento oficial, o mote “The Camera. Reimagined deu o tom do que seria o principal destaque do produto, isso sim, revelado com toda a pompa durante o evento, que foi transmitido ao vivo para o mundo todo. Confira abaixo os principais destaques dos novos Galaxy S9 e S9+.

 

Design e Tela

Em relação ao visual em si, temos poucas mudanças em relação ao S8, o que não é nenhum problema, já que a edição anterior possui um visual incrível. Provavelmente a Samsung aplica aqui aquela máxima que diz, em time que está ganhando não se mexe. 

Uma das principais diferenças entre o S9 e o S9+ é o tamanho, tendo em vista que o Galaxy S9 possui uma tela curva de 5,8 polegadas e o S9+ uma tela curva de 6,2”, ambos com o já famoso e consolidado Display Infinito, proporção 18, 5:9 QHD+ Super AMOLED.  

O leitor de digitais continua na traseira, mas agora abaixo da câmera dupla, duas das poucas novidades em relação ao design. Ainda falando sobre biometria, o leitor de íris também permanece, na frontal do aparelho, acima da tela. 


Hardware

Como verdadeiros top de linha high-end, os smartphones da família Galaxy S sempre apresentam hardware de ponta, com configurações capazes de garantir um desempenho excepcional. Assim como tem acontecido em lançamentos anteriores, os novos Galaxy S9 chegarão ao mercado com dois tipos de processadores diferentes.

Os EUA receberão a versão com Qualcomm Snapdragon 845, enquanto o resto do mundo conhecerá a versão com o processador proprietário da Samsung, o Exynos 9810, ambos prometendo excelente performance. Memória também é outra especificação que apresenta diferenças entre os aparelhos, sendo que o Galaxy S9 conta com 4 GB e o Galaxy S9+ com 6 GB de RAM, embora ambos tenham versões com 64, 128 ou 256 GB de espaço para armazenamento, contando também com compartimento para expansão através de micro SD de até 400 GB. 

Também temos na bateria outra diferença entre o S9 e o S9+, que contam com 3.000 mAh e 3.500 mAh respectivamente. Ambos com Quick Charge 2.0, suporte a carregamento wireless Qi e conector USB-C.

 

A Câmera. Reimaginada?

A câmera reimaginada, este foi o principal destaque das campanhas pré-lançamento divulgadas pela Samsung. Chegamos então ao dia do lançamento, quando pudemos enfim conhecer as principais novidades da empresa neste quesito.

Temos uma câmera traseira com sensor Dual Pixel de alta velocidade, com um poder de processamento dedicado no S9, enquanto o S9+ conta com câmera dupla, incluindo OIS (estabilização óptica de imagens) duplo, sendo uma das lentes uma grande angular com sensor Super Speed Dual Pixel 12MP e a outra uma teleobjetiva com 12 MP AF e sensor com abertura f/2.4.

Os recursos das câmeras dos Galaxy S9 e S9+ incluem:

Super Slow-motion (Super Câmera Lenta): captura 960 quadros por segundo, oferecendo ainda detecção automática de movimento, uma função inteligente que identifica movimento no quadro e começa automaticamente a gravar – tudo o que o usuário tem que fazer é configurar o disparo da câmera. Após ter capturado o vídeo em Super Slow-motion, os usuários podem selecionar a música de fundo, entre 35 opções diferentes disponíveis, ou adicionar uma música de sua própria playlist. Também é possível criar, editar e compartilhar facilmente arquivos .GIF com um simples toque e em três estilos divertidos de looping, para assistir à ação repetidamente.

Câmera de Baixa Luminosidade: uma boa iluminação é o segredo de qualquer boa foto. No entanto, muitas vezes as fotos são tiradas em condições de iluminação que não são ideais, e a maioria das câmeras de smartphone tem uma abertura fixa que não pode ser ajustada a ambientes de baixa ou alta iluminação, o que resulta em imagens granuladas ou desbotadas. A câmera com dupla abertura da Samsung (f1.5 – f2.4) automaticamente permite a entrada de mais luz quando está escuro e de menos luz quando está muito claro.

Emoji de Realidade Aumentada: a Samsung permite que os usuários criem um emoji que se pareça e aja como eles. O Emoji de Realidade Aumentada usa um algoritmo de inteligência artificial que analisa a imagem 2D do usuário e mapeia mais de 100 recursos faciais para criar um modelo 3D que reflete e imita expressões, como piscadelas e acenos, oferecendo uma verdadeira personalização. 

Bixby: a plataforma de inteligência da Samsung, integrada à câmera, usa realidade aumentada e tecnologias de aprendizagem profunda (deep learning) para fornecer informações úteis sobre tudo que está ao redor do usuário. Com detecção e reconhecimento de objetos em tempo real, a Bixby gera informações diretamente na parte superior da imagem para a qual a câmera está apontando. Os usuários podem traduzir línguas estrangeiras e converter moedas em tempo real com o Modo Tradutor, aprender sobre os arredores em que se encontra o usuário, comprar produtos vistos no mundo real e acompanhar suas calorias ao longo do dia.

Já a câmera frontal de ambos os aparelhos possuem 8 MP, lente com abertura f/1.7 e foco automático.

“A maneira como usamos nossos smartphones tem se transformado à medida que a comunicação e a forma como nos expressamos evoluem”, disse DJ Koh, presidente e chefe da Divisão de Comunicações Móveis e TI da Samsung Electronics. “Com o Galaxy S9 e o S9+, reimaginamos a câmera do smartphone. Os Galaxy S9 e S9+ não apenas permitem que os consumidores tirem as melhores fotos e vídeos em qualquer lugar, mas são smartphones projetados para ajudá-los a se conectar e se expressar de forma única e pessoal.”

 

DeX

A dock DeX, que transforma o smartphone em um verdadeiro computador de mesa, também foi reimaginada. Agora, ao invés de ser encaixado em pé no suporte, o smartphone é acoplado deitado, de forma que será possível usar a tela como um touchpad ou teclado virtual, facilitando a vida em momentos que o usuário estiver sem um teclado ou mouse, ou mesmo agregando uma nova forma de input


Disponibilidade e Preço

Os Galaxy S9 e S9+ estarão disponíveis a partir de 16 de março de 2018 em mercados selecionados, o que infelizmente não inclui o Brasil, que segue sem previsão para o lançamento.

Os aparelhos serão oferecidos nas cores preto, cinza, azul, e em uma nova tonalidade, o ultravioleta, porém também não sabemos quais serão lançadas por aqui, tendo em vista que a Samsung não costuma trazer toda essa diversidade para o nosso País.

Em relação ao preço, sabemos que nos EUA o Galaxy S9 será oferecido a partir de US$ 719, enquanto o Galaxy S9+ sairá por preços a partir de US$ 839, mas infelizmente, mesmo convertidos, tais valores não significam muito para nós, já que com taxas e impostos extremamente altos, os produtos costumam chegar por aqui com preços muito mais altos. Sendo assim, resta-nos apenas esperar. 


Ficha Técnica

f1.png
f2.png
f3.png