Samsung lança Galaxy Note 8 oficialmente no Brasil

Voltemos um pouco no tempo, ao ano de 2011. Foi neste ano, há aproximadamente 6 anos, que a linha Galaxy Note foi apresentada ao mercado mundial de dispositivos móveis. Na época as reações foram as mais diversas, muitos não sabia muito bom como classificar este e outros produtos de um segmento aparentemente novo, que só hoje sabemos, se consolidaria como um padrão. 

1-galaxy-note.jpg

O Galaxy Note tinha uma tela com incríveis 5,3 polegadas, o que na época era muito, sendo assim, era grande demais para ser considerado um simples smartphone, mas ele também era pequeno para ser considerado um tablet. Os smartphones costumavam a ter tela com aproximadamente 4 polegadas, sendo que 4,5 às vezes era considerado um exagero, enquanto os tablets menores tinham telas com 7 polegadas. Assim, iniciou-se a estratégia, que felizmente acabou sendo esquecida, de adotar o termo Phablet, para designar o Galaxy Note e outros dispositivos de tela grande.

Com um bom conjunto de hardware e software, o Galaxy Note despertava a atenção, se tornando comentado, mas também visto com desconfiança. Este mesmo que vos escreve foi um dos que no começou criticou o lançamento, seja por ele ser grande demais, seja por ter como um dos seus destaques uma canetinha que mais lembrava os ultrapassados Palmtops (que na época já eram ultrapassados), o que eu julgava completamente desnecessário. Felizmente o tempo passa, as coisas mudar, inclusive nossas opiniões.

No ano seguinte, em 2012, foi lançado o Galaxy Note II, com tela de 5,5 polegadas, 2 GB de RAM e bateria de 3100 mAh, o que era muito pra época. Era um super aparelho, bateria excepcional, memória, tela, enfim, começávamos a ver os movimentos da Samsung para transformar a linha numa linha premium. Nesta época eu tinha um Samsung, um Galaxy X, a versão brasileira do Galaxy Nexus, com míseros 1750 mAh de capacidade de bateria. Tá certo, naquele tempo isso nem era tão pouco, considerando a média do mercado, mas jogos e uso intenso começaram a afetar minha necessidade, sendo assim me rendi ao Galaxy Note II. Tinha sérias dúvidas se conseguiria me adaptar, principalmente por conta do tamanho, saindo de uma tela de 4,65 polegadas, grande pra época, pequena perto do Galaxy Note II. 

2-galaxy-note-ii.jpg

Foi amor à primeira pegada. Tela, performance, tudo era novo e bom demais, que nem o tamanho incomodou. Aliás, na mesma noite, ao pegar o Galaxy X, já o achava pequeno demais. Mas a Samsung não parou por aí. A cada ano um Galaxy Note novo era lançado, enquanto a empresa seguia fortalecendo o conceito de aparelho premium, quase que um item de moda. Tanto que o lançamento do Galaxy Note 3 foi um verdadeiro desfile de moda, sendo que o aparelho trazia como destaque sua traseira com textura de couro. 

3-galaxy-note-3.jpg

A cada ano os aparelhos da linha Galaxy Note foram evoluindo, agregando recursos de software e de hardware, caindo cada vez mais no gosto dos consumidores. As telas grandes acabaram se consolidando como um padrão no mercado de smartphones e a S-Pen se tornou um dos principais diferenciais da linha.

Tudo ia muito bem para a Samsung, seu smartphone premium estava consolidado, ditando tendências, até que chegou 2016 e uma situação inesperada pegou todos de surpresa, o lançamento do Galaxy Note 7, recebido com entusiasmo, acabou se tornando uma dor de cabeça, quando casos de aparelhos explodindo começaram a surgir. Não se tratava de problemas isolados, como às vezes acontece, com explosões de baterias pelos mais diversos motivos, mas sim de problemas na construção do produto.

4-galaxy-note-7.jpg

A Samsung correu atrás do prejuízo, recolheu os aparelhos, que nem chegou a ser lançado oficialmente aqui no Brasil, e fez o possível para resolver a crise. Muitos diziam que isto afetaria a marca, seu sucesso e seus lançamentos, chegando até mesmo a afirmar que era o fim da linha Galaxy Note. Até que 2017 chegou e com o novo ano a Samsung mostrou que o que aconteceu não a desanimou. A empresa assumiu seus erros, aprendeu com eles e deu a volta por cima, sendo que a prova disso veio em março, com o lançamento do Galaxy S8, que se tornou um sucesso instantâneo, mesmo antes de chegar às lojas, mostrando que o incidente com o Galaxy Note 7 não desgastou a marca, mas aparentemente a fortaleceu.

5-8point.png

No dia 23 de agosto de 2017, um dos momentos mais esperados do ano chegou. Esperado por entusiastas, pelo mercado, por curiosos e por críticos. A Samsung subiu ao palco no evento unpacked, realizado em Nova Iorque, e antes de qualquer coisa, repetiu mais uma vez o pedido de desculpas pela falha com o Galaxy Note 7, porém, desta vez as escusas vieram acompanhadas da apresentação de um novo tempo para a linha de produtos, assim como para a empresa. O Galaxy Note 8 era apresentado oficialmente ao mundo.

"Agradecemos pela paixão implacável da comunidade Note. Eles foram uma inspiração constante para nós, e criamos o novo Note para eles”, disse DJ Koh, presidente da divisão de Negócios de Comunicações Móveis da Samsung Electronics. "Do Display Infinito à S Pen aprimorada e uma poderosa câmera dupla, o Galaxy Note 8 permite que as pessoas façam coisas que nunca achavam que seriam possíveis."

De acordo com a pesquisa de mercado da Samsung, 85% dos usuários do Note dizem se orgulhar de tê-lo e recomendá-lo aos amigos, e 75% dizem que é o melhor telefone que já tiveram. O sucesso não foi ofuscado pelo problema, contornado num dos maiores cases de gestão de crises da história do mercado de tecnologia, a Samsung saiu por cima.

6-galaxy-note-8.jpg

Agora chegou a vez do Brasil conhecer o novo smartphone premium da linha Galaxy Note. A Samsung Brasil, sem perder tempo, reuniu a mídia especializada, assim como parceiros, em um evento realizado no Auditório Ibirapuera, na capital paulista, para anunciar oficialmente a chegada do Galaxy Note 8 ao país. No evento, como sempre, cheio de pompa, o smartphone foi recebido com empolgação, sentimento, aliás, externado por consumidores e admiradores da marca que acompanhavam o lançamento à distância.

“Com o Galaxy Note8, a Samsung oferece aos usuários a possibilidade de fazer coisas incríveis e inimagináveis. A empresa estabelece um novo padrão de utilização dos smartphones, melhorando a maneira como seus consumidores se expressam e compartilham seus momentos”, afirma Chang Hoon Yoon, presidente da Samsung Brasil.

Destaques como o Display Infinito, a famosa S Pen e a promessa de uma câmera incrível prometem varrer de uma vez por todas qualquer resquício de mau agouro que o explosivo lançamento do Galaxy Note 7 possa ter deixado. 


Display Infinito

O Galaxy Note 8 tem a maior tela de todos os dispositivos Note, mas seu corpo estreito promete tornar sua pegada confortável, mesmo com uma só mão. O Display Infinito de 6,3 polegadas Quad HD + Super AMOLED permite ver mais e rolar menos a tela. Sobra espaço para assistir, ler e desenhar – o que o torna um incrível smartphone multitarefa. 

7-galaxy-note-8-2.jpg

Isso é ainda mais facilitado com a função Multi-Janelas. Com o Galaxy Note 8, o novo recurso de pareamento de aplicações permite criar um par personalizado de aplicativos no Painel Edge e abrir dois aplicativos simultaneamente, com facilidade. É possível, por exemplo, assistir a um vídeo enquanto envia mensagens ou fazer uma teleconferência com o número e a agenda na tela.

 

S Pen

Como dissemos, a S Pen acabou se tornando um dos recursos mais marcantes do Note. A S Pen do Galaxy Note 8 tem uma ponta mais fina, melhor sensibilidade à pressão e novos recursos.

Com o Galaxy Note 8 é possível compartilhar textos ou desenhos animados em plataformas que suportam GIFs animados, numa maneira nova de se comunicar com a S Pen.

A função Always On Display mostra notificações sem destravar o telefone, mas no Galaxy Note 8 isso vai além, com o recurso de lembrete com a tela apagada, que permite fazer até cem páginas de notas assim que a S Pen for removida, bem como fixar e fazer edições nas notas diretamente no Always On Display.

Em viagens ao exterior um aprimorado recurso tradutor da S Pen permite traduzir rapidamente não apenas palavras individuais, mas frases inteiras em até 71 idiomas, além de converter instantaneamente unidades e moedas estrangeiras.

 

Câmera

Uma das coisas que a maioria dos consumidores procura ao comprar um novo dispositivo é a câmera. Não é de hoje que a Samsung vem entregado câmeras de alto padrão em seus smartphones high-end e promete elevar ainda mais o nível com o Galaxy Note 8.

O Galaxy Note 8 é o primeiro smartphone com duas câmeras traseiras de 12MP com estabilização de imagem ótica (OIS) em ambas as lentes – de grande angular e telefoto, permitindo assim a captura de imagens mais nítidas.

Já o recurso Foco Dinâmico do Galaxy Note 8 permite controlar a profundidade de campo e ajuste o efeito bokeh no modo de visualização, antes de fazer a foto.

No modo de captura dupla, as duas câmeras traseiras fazem duas imagens simultaneamente e permitem salvá-las; um close com a lente de telefoto e uma foto com grande angular que mostra todo o plano de fundo.

A lente de grande angular possui um sensor Dual Pixel com Auto Focus rápido, que promete captura de imagens mais nítidas e mais claras mesmo em ambientes pouco iluminados. O Galaxy Note 8 também está equipado com uma câmera frontal de 8MP com foco automático, para selfies e conversas de vídeo.

 

Recursos e Serviços

O Galaxy Note 8, como todo bom Galaxy, vem equipado com incríveis funções e recursos que, juntos, prometem redefir a experiência móvel:

Resistência à Água e à Poeira: Há quatro anos, a Samsung apresentou o primeiro dispositivo Galaxy com resistência à água. E hoje, com a resistência à água e à poeira (IP685) no dispositivo e na S Pen é possível escrever mesmo quando o display estiver molhado.

Carregamento Sem Fio Rápido: Dois anos atrás, a Samsung apresentou o primeiro dispositivo Galaxy com carregamento sem fio. O Galaxy Note 8 suporta capacidades mais avançadas de carregamento sem fio, para que seja possível obter uma carga rápida e conveniente sem ter que mexer com conectores ou fios.

Segurança: O Galaxy Note 8 oferece opções de autenticação biométrica - incluindo a leitura de íris e impressões digitais. O Samsung Knox fornece segurança nas camadas de hardware e software, e mantém os dados pessoais e profissionais separados com a Pasta Segura.

Desempenho Poderoso: Com 6GB de RAM, processador de 10nm e memória expansível (até 256GB), temos uma capacidade necessária para navegar, transmitir, jogar jogos e realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Experiências Móveis Inovadoras: O Samsung DeX permite uma experiência de desktop, a partir do smartphone. Assim é possível manter arquivos no dispositivo e usar o Samsung DeX quando uma tela maior for necessária. O Galaxy Note 8 também inclui o Bixby, uma maneira mais inteligente de usar o telefone; ele aprende com o usuário, melhora ao longo do tempo e ajuda a fazer mais tarefas em menos tempo.

 

Desempenho Móvel, Produtividade e Segurança para Empresas

O Galaxy Note 8 também oferece uma gama de inovação para os negócios, com recursos avançados para a melhoria do desempenho, da produtividade e da segurança:

S Pen Aprimorada para Negócios: A S Pen permite que os profissionais façam o que outros smartphones não podem, como escrever lembretes com a tela apagada ou fazer anotações em documentos e fotos com rapidez.

Autenticação sem contato: O Galaxy Note 8 oferece a leitura de íris para profissionais - por exemplo, os de setores da saúde, construção ou segurança pública, que podem estar em uma situação em que precisam desbloquear seus telefones poder deslizar a tela ou ler sua impressão digital. 

Capacidades Aprimoradas do DeX: O Galaxy Note 8 funciona com o Samsung DeX para quem precisa expandir sua experiência móvel integralmente para a área de trabalho – esteja em campo, no escritório ou em casa.

 

Compromisso com a Segurança

A Samsung superou sua crise, mas sem deixar pra trás o problema, que passou a balizar políticas severas de segurança na construção de seus produtos. A bateria do Galaxy Note 8 foi submetida à verificação de 8 pontos de segurança da bateria da empresa – a mais rigorosa da indústria.

"Trabalhamos de perto com a Samsung para realizar avanços significativos na ciência da qualidade e avaliação de segurança dos smartphones. Como resultado, o Galaxy Note 8 completou com êxito uma série rigorosa de protocolos de teste de compatibilidade de segurança de dispositivos e bateria. Queremos manter nosso relacionamento estratégico com a Samsung e ajudar a garantir a segurança do dispositivo para todos os consumidores", disse Sajeev Jesudas, president da UL International.

 

Disponibilidade e Preço

A pré-venda do Galaxy Note 8 começa hoje, dia 06 de outubro, e vai até o dia 20 de outubro. Exclusivamente nesse período, os consumidores poderão adquirir a versão de 128GB e ganhar um Samsung DeX e um Carregador sem fio. Os novos smartphones chegam às lojas de todo o Brasil a partir do dia 21 de outubro, na cor preta. Fabricado localmente, o Galaxy Note 8 chega em duas versões, de 64GB com preço sugerido de R$ 4.399,00 e 128GB por R$ 4.799,00.


ficha-tecnica-note-8.png