Principais novidades da Atualização de Aniversário do Windows 10 para PC e Mobile

A Microsoft iniciará no próximo dia 2 de agosto a liberação da Atualização de Aniversário do Windows 10, possibilitando assim que usuários de dispositivos móveis e desktops com a plataforma usufruam das novidades presentes na geração Redstone 2 do sistema. Caso você participe do programa de testes Insiders, provavelmente está por dentro de todas as mudanças que serão inseridas neste grande update, porém devemos considerar que a maioria dos usuários sequer sabe da existência do grupo que recebe compilações prévias.

Pensando nisso, resolvemos separar uma lista resumida com as principais novidades da geração Redstone 1 em relação à Threshold 2 disponível atualmente ao público geral, para que assim todos possam ter uma boa ideia de todas as alterações realizadas pela Microsoft. Vale notar que este primeiro update focará principalmente nos desktops e tablets, porém isto não significa que smartphones e até mesmo consoles Xbox One não receberão funcionalidades importantes, já que a companhia busca unificar todos os seus produtos sob um único sistema.

Para tornar tudo mais prático de ser entendido, iremos separar as novidades de acordo com a vertente da plataforma, já que assim você poderá ir diretamente à divisão do Windows 10 que utiliza em seu aparelho.

Principais novidades para PC

captura-de-tela-19.png
 

1 – Cortana

Uma das principais funcionalidades do Windows 10 finalmente chegará aos usuários brasileiros com a atualização de aniversário, ao menos caso a Microsoft siga o que vem fazendo por meio do programa Insiders. De acordo com o que é possível vermos nos testes com a assistente pessoal controlada por voz, ela ainda não apresenta todas as funcionalidades de sua versão para os Estados Unidos, porém já pode ser facilmente utilizada para realizar ligações, enviar mensagens ou marcar compromissos, o que é uma verdadeira mão na roda para quem ficar navegando entre configurações.

Vale notar que a assistente está muito mais proativa e inteligente na geração Redstone 1 do Windows 10, disponibilizando sugestões sobre determinadas ações e aprendendo de acordo com o seu padrão de uso, para que assim seja capaz de cada vez mais agir por conta própria para ajudá-lo com algumas tarefas. Como a Cortana utiliza a base de dados do Bing, ela está em constante aprendizado, sendo atualizada frequentemente pela Microsoft para receber correções de bugs e ter sua experiência de uso otimizada.


2 – Novo menu Iniciar

A ausência do menu Iniciar foi provavelmente um dos pontos mais criticados do Windows 8 e 8.1, o que fez a Microsoft trazê-lo de volta no Windows 10. Com a Atualização de Aniversário o que já era bom ficará ainda melhor, já que alguns refinamentos foram feitos para tornar tudo ainda mais intuitivo e prático para os usuários. Algumas alterações que podem ser notadas logo de cara ficam por conta da lista de Todos os Aplicativos que agora é fixa ao invés de ficar em um sub-menu como antes, além dos botões de energia, configurações e usuários, que foram movidos para uma coluna à esquerda.

A tela iniciar também sofreu as mesmas melhorias, com a diferença que a lista de Todos os Aplicativos foi centralizada, podendo mostrar mais aplicativos ao mesmo tempo na tela.


3 – Windows Ink

Este é provavelmente umas das melhores novidades do Windows 10, principalmente para quem possui um dispositivo compatível com canetas stylus. Podemos identificá-lo como uma espécie de central de notas, onde são disponibilizadas funções de notas adesivas, bloco de esboços e esboço de tela.

Na primeira opção temos acesso a um espaço reservado para criar anotações e lembretes do que for mais importante para nós. Ele lembra bastante os gadgets de Post-it que ficavam na área de trabalho desde o Windows Vista, mas em um ambiente especialmente dedicado a eles. As anotações possuem integração com a Cortana, o que significa que quando você digitar algum lembrete com informações relevantes como data, horário e assunto a assistente poderá ler sua anotação e lhe oferecer a opção de deixá-la te lembrar quando for preciso executar aquela tarefa, por exemplo.

O botão Bloco de Esboços nada mais é do que uma folha em branco onde o limite é a sua imaginação. Aqui você pode fazer rascunhos, desenhos, ou anotações em geral. Existe uma barra de ferramentas que pode ser útil para cada situação, contando com opções como caneta, lápis, marca texto, e até mesmo uma régua. Ao terminar a anotação, você pode exportá-la em um arquivo, ou compartilhar dali mesmo diretamente para uma rede social ou e-mail.

Por último, temos o Esboço da Tela, que nada mais é do que uma nova opção para tirar prints da tela. É extremamente útil para quando você precisa mostrar para um amigo o que está acontecendo em seu PC, ou para mostrar onde fica alguma função ou ferramenta de algum aplicativo. As mesmas ferramentas presentes no Bloco de Esboços estão presentes aqui.

Como se tudo isso não bastasse, logo abaixo das 3 ferramentas principais, você pode encontrar outros aplicativos que oferecem suporte a anotações e rabiscos, além disso, também existe um atalho para uma sessão da loja totalmente dedicada a ferramentas focadas no Windows Ink.

O Windows Ink será exibido automaticamente em dispositivos touchscreen na área de notificações da barra de tarefas. Caso você não possua uma tela sensível ao toque é possível ativá-lo clicando com botão direito na barra de tarefas e depois em “Mostrar Botão Espaço de Trabalho do Windows Ink”.


4 – Nova loja

A nova versão da Windows Store conta com uma série de novidades importantes para os usuários, apresentando uma cara muito mais madura e uma grande quantidade de informações relevantes sobre seus aplicativos e histórico.  As mudanças visuais atingiram desde a tela inicial da loja até as páginas específicas para cada aplicativo, onde é possível perceber de maneira mais intuitiva quais os tipos de aparelhos compatíveis com aquele app ou jogo.

A lista de download também sofreu uma mudança de layout, trazendo de volta a tão comentada lista de histórico de downloads e atualizações. Além disso, a loja também voltou a notificar quando um aplicativo for atualizado, mesmo que automaticamente. Nesta lista de downloads você também pode clicar sobre o que estiver sendo baixado a qualquer momento, para ser redirecionado a página dele e obter mais detalhes sobre quais modificações foram feitas.

Na lista “Minha Biblioteca” agora [e possível ocultar os aplicativos e jogos que não são mais úteis para você, fazendo com que sejam visíveis apenas aqueles aplicativos que realmente lhe interessam.


5 – Tema escuro

Outra novidade que foi muito solicitada pelos usuários por meio dos canais de feedback é o Dark Theme, ou seja, o Tema Escuro.

Com ele você pode mudar totalmente a palheta de cores do sistema que antes era toda baseada no branco, para algo mais escuro, o que pode deixar as coisas muito mais bonitas e elegantes dependendo do seu gosto. Além disso, diversos dispositivos contam com um consumo consideravelmente menor quando este tema é utilizado, além de diminuir o cansaço visual após períodos longos de visualização.

Vários menus e aplicativos como o painel de Configurações, Loja, Calculadora, Twitter e Skype já suportam o novo tema, sendo apenas questão de tempo até que mais ferramentas venham para o lado negro da força.


6 – Novos aplicativos

Com a nova atualização, alguns aplicativos que já existiam foram totalmente atualizados, e outros novos chegaram. É o caso do Skype, por exemplo, que finalmente se tornou um aplicativo universal capaz de executar todas as funções em qualquer dispositivo, adaptando-se para o uso nos mais variados tamanhos de tela.

O antigo APP Mensagens+Skype que existia anteriormente passou a se chamar apenas “Mensagens”, e com ele é possível enviar e receber mensagens do tipo SMS diretamente de seu computador, caso você possua um smartphone com Windows 10 Mobile conectado à mesma conta Microsoft.

Um novo app chamado CONECTAR permite que você projete facilmente a tela de seu smartphone em seu computador através de uma rede Wi-Fi, o que é ótimo para fazer apresentações ou para gravar tutoriais.

O teclado virtual recebeu uma boa atualização. Agora ele é capaz de reconhecer textos manuscritos em nosso idioma, além de ter visto todos os seus emojis sendo completamente redesenhados e a chegada de muitos outros, buscando assim se adaptar ao novo padrão UNICODE 9.0. 

Vale ainda notar o novo calendário da barra de tarefas, que agora exibe também a sua agenda de tarefas marcadas para o dia selecionado. Inclusive, ali mesmo está disponível um atalho para criar uma nova tarefa. Além disso, relógio do sistema finalmente pode ser exibido em todos os seus monitores, ao invés de apenas no monitor principal.


7 – Microsoft Edge

Não poderíamos deixar de falar também do novo browser da Microsoft. O substituto do falecido Internet Explorer agora se tornou muito mais completo graças ao suporte a extensões, procurando assim reduzir o enorme abismo visto anteriormente em relação aos seus rivais. Agora você pode acionar novas ferramentas ao navegador, tornando ele muito mais eficiente e útil. Houve também algumas mudanças sutis em sua interface, como por exemplo, no menu de favoritos, que ficou mais organizado.

O Edge agora também possui suporte ao Windows Hello. Com o hardware adequado, sites podem permitir que você faça login de maneira muito mais segura, sem precisar digitar seu nome de usuário, e-mail ou senhas, tudo em uma fração de segundos por meio de reconhecimento biométrico, seja por impressões digitais, íris ou voz. 

Outra novidade é que agora o navegador suporta notificações de sites. Isso significa que caso você utilize o WhatsApp ou Skype através do navegador, você será notificado quando receber uma nova mensagem, e tudo ficará registrado na central de notificações até que você vá conferir o que recebeu.


8 – Notificações melhoradas

As notificações também receberam um bom upgrade nesta atualização, a começar pelo ícone da central de notificações, que foi movido para o lado direito do relógio, ficando em uma posição fixa na tela.

Quando você recebe uma nova notificação, o ícone do aplicativo que está notificando irá se sobrepor encima do ícone de notificação por alguns instantes, ajudando você a identificar qual app está exibindo alguma informação relevante naquele momento, o que é especialmente útil quando o Período Silencioso estiver ativado. É exibido também o número de notificações não lidas que existem atualmente na central. Este mesmo recurso também pode ser visto nos ícones dos aplicativos na barra de tarefas, exibindo quantas notificações naquele aplicativo você ainda não visualizou por meio de "etiquetas".

Agora, dentro da central de notificações, um ícone é mostrado ao lado do nome do aplicativo para facilitar sua identificação. Como forma de melhor organizar a central, as notificações agora exibem por padrão apenas as 3 notificações mais recentes de cada aplicativo de maneira fixa, enquanto as demais ficam ocultas logo abaixo, podendo ser expandidas ou recolhidas a qualquer momento pelo usuário. É possível alterar o número de notificações exibidas para cada aplicativo especifico nas configurações do sistema, e também há como definir prioridades para cada aplicativo, assim, as notificações mais importantes estarão sempre sendo exibidas no topo da lista, facilitando a sua visualização.

As imagens das notificações interativas agora estão muito maiores, sendo exibidas em formato de Cards, o que facilita a interação com cada uma delas.

As ações rápidas agora podem ser totalmente reordenadas, ao invés de poder escolher a ordem apenas dos 4 ou 5 primeiros atalhos. E por último, mas não menos importante, você finalmente pode deletar uma notificação utilizando o clique com botão do meio do mouse encima dela, facilitando bastante a vida dos usuários que não possuem uma tela touchscreen.


9 – Novas configurações

Além de dar uma boa repaginada no visual do menu de configurações, adicionando ícones até mesmo nos submenus e modificando vários deles para apresentar algo mais coerente com a categoria relacionada, a Microsoft também incluiu novas opções de configurações, buscando assim prover um maior controle ao sistema por parte do usuário.

Uma das mais interessantes é a opção “Restaurar” presente no menu Aplicativos e Recursos. Com ela você pode reinstalar automaticamente qualquer aplicativo Windows com a intenção de tentar corrigir quaisquer problemas que ele possua, ou apenas para zerar todos os seus dados presentes nele.

Outra configuração que pode ser útil é o chamado “Horário Ativo”. Com ela você pode informar para seu dispositivo qual o intervalo de horário que você costuma usar sua máquina, fazendo assim com que ele não reinicie inesperadamente a máquina para instalar atualizações, e acabando de vez com um antigo problema que assombrava diversos usuários.

O Windows Defender ganhou a possibilidade de funcionar em paralelo com outro antivírus, sem comprometer a sua segurança. E o painel de Ativação ganhou um “Solucionador de Problemas”, pensado especificamente para ajudá-lo a corrigir problemas com a sua ativação do sistema em caso de trocas de hardware, como por exemplo a Placa-Mãe ou HD.

As opções da barra de tarefas foram transferidas para o painel de Configurações, e novos ícones foram adicionadas ao painel, facilitando sua identificação. 


10 – Bash Ubuntu

Os programadores, desenvolvedores e os fãs do Linux vão ficar felizes em saber que o Windows 10 suporta comandos utilizados no Bash do Ubuntu! Agora é possível usar o interpretador de códigos do Linux diretamente do S.O. da Microsoft e de maneira totalmente nativa e independente, sem a necessidade de criar uma máquina virtual, ou com uso de ferramentas de compilação cruzada. Algo que com certeza era o sonho de muitos usuários avançados. 

Principais novidades para Mobile

windows-10-mobile-hero-1.jpg

1 – Cortana

Se a Cortana em português do Brasil já chama a atenção em desktops e tablets, o que dizer de sua chegada aos smartphones? A assistente promete revolucionar a forma como você utiliza seu dispositivo, facilitando a execução de tarefas cotidianas e agindo de maneira proativa para tentar resolver seus problemas antes mesmo que você saiba que eles existem. Vale notar que a Cortana ainda não está tão completa em nosso idioma quanto em sua versão para os Estados Unidos, por isso é preciso um pouco de paciência até que mais funcionalidades sejam incluídas.


2 – Período Silencioso

Se você for um usuário antigo do Windows Phone, provavelmente notou a existência de um atalho na central de ações chamado “Período Silencioso” que agora foi renomeado para “Não Incomodar” e que não podia ser ativado, exibindo um aviso de que não estava disponível em nossa região. Este é um recurso que exige a ativação da Cortana para funcionar, e já que ela finalmente ganhou uma versão em PT-BR, o recurso também foi liberado para nós.

Quando ele estiver ativado, seu smartphone não irá mais exibir nenhuma notificação, nem mesmo aviso de chamadas do telefone. A partir daí, a Cortana assumirá a responsabilidade de avisar quem te ligar ou enviar mensagem que você está ocupado, enviando automaticamente uma SMS para eles. Se achar necessário, é possível adicionar alguns contatos específicos em uma espécie de Lista Branca, para que apenas eles possam entrar em contato com você mesmo quando o Período Silencioso estiver ativo. É possível também definir que caso alguém te ligue duas vezes em menos de 3 minutos, o telefone toque normalmente, ideal para evitar que ligações importantes sejam ignoradas.

É possível também, configurar regras para que este período seja ativado e desativado automaticamente, muito bom para evitar que alguém incomode suas noites de sono, por exemplo.


3 – Notificações

As notificações também receberam uma grande atenção nesta atualização. Agora, dentro da central de notificações, um ícone é mostrado ao lado do nome do aplicativo para facilitar sua identificação, assim como acontece na central para PC. Outras mudanças do Windows 10 para desktops também chegaram, como a organização de notificações em trios e a possibilidade de registrar filas de prioridade, além das imagens em formato de Cards nas notificações interativas.

Vale notar ainda que as ações rápidas podem ser totalmente reordenadas, ao invés de poder escolher a ordem apenas dos 4 ou 5 primeiros atalhos como acontecia anteriormente.


4 – Nova Loja

Assim como no PC, a loja do Windows 10 Mobile também foi bastante modificada, trazendo um novo layout para as principais telas. Na página dedicada a cada aplicativo, é possível visualizar com mais clareza quais dispositivos são compatíveis com ele, e em alguns casos você tem acesso até mesmo a vídeos de demonstrações ou trailers. Mais abaixo da descrição do app, você tem agora acesso a uma lista de requisitos mínimos, o que permite verificar se o seu dispositivo está qualificado ou não para executá-lo.

A lista de downloads também foi reformulada, trazendo de volta o histórico de downloads e atualizações. Além disso, a loja também voltou a notificar quando um aplicativo for atualizado, mesmo que automaticamente, mostrando ainda a atual versão daquela aplicação. Nesta lista de downloads você pode tocar sobre o que estiver sendo baixado a qualquer momento, para ser redirecionado à pagina dele e obter mais detalhes sobre quais modificações foram feitas.

Na lista Minha Biblioteca, você pode finalmente ocultar os aplicativos e jogos que não são mais úteis a você, fazendo com que você veja apenas aqueles aplicativos que realmente te interessam.


 5 – Microsoft Edge

O novo navegador da Microsoft recebeu poucas novidades se comparado à sua versão para destops, porém ainda assim podemos dizer que ele evoluiu bastante em relação ao que era visto anteriormente. Além de apresentar pequenas otimizações em sua interface que a tornam mais intuitiva, ele está mais rápido e fluido, e conta agora com suporte a gestos de arrastar para a direito ou a esquerda para avançar/voltar páginas acessadas.


6 – Teclado

O teclado do Windows para dispositivos móveis sempre foi visto como um de seus pontos fortes, e agora ficou ainda melhor. A principal novidade fica por conta do suporte a digitação por voz, com ele você pode apenas falar o texto que você quer, e o sistema irá digitar tudo para você. Além disso, o teclado recebeu um modo de uso facilitado para apenas uma mão também em dispositivos menores, algo que anteriormente estava presente apenas em telas maiores que 5 polegadas. Com ele, você pode encolher o teclado para um dos cantos da tela, facilitando a digitação com uma mão, ou então mover livremente o teclado por toda a tela.

Além disso, os emojis foram totalmente redesenhados e tivemos a adição de alguns outros, adequando-se assim ao padrão Unicode 9.0.


7 – Lockscreen

A tela de bloqueio do Windows 10 Mobile recebeu duas grandes modificações que ajudam bastante no uso diário. A primeira delas é a presença de botões para controle de mídia quando uma música estiver sendo reproduzida , algo que anteriormente estava disponível apenas ao apertar as teclas físicas de volume. 

A segunda modificação pode ser utilizada apenas por quem possui um dispositivo com teclas de navegação virtuais. Neste caso, o botão de voltar será substituído pelo botão de Câmera, criando um novo atalho para acessá-la com mais agilidade, especialmente útil para aparelhos que não possuem botões físicos do obturador.


8 – Mensagens

O aplicativo de Mensagens, também sofreu duas alterações. Uma boa, e outra talvez nem tanto.

A boa, é que agora é possível deletar mensagens através de gestos, apenas arrastando as mensagens para a esquerda, de maneira semelhante ao que já é possível no aplicativo de e-mail.

Já a outra modificação que pode não agradar muito é que o aplicativo não está mais sincronizado com o Skype, então você não pode mais usá-lo para conversar com seus amigos através dele. Em compensação, a Microsoft explicou que fez isso pois acredita que eles podem entregar uma experiência muito melhor para os usuários integrando o app de SMS dentro do app do Skype em um futuro próximo, algo que pelo visto ficará apenas para 2017.


9 – Skype

Pode até ser que alguns usuários não tenham ficados felizes com a decisão de remover a integração do Skype com o app de Mensagens, mas essa modificação foi por um bom motivo. O Skype finalmente ganhou uma versão baseada na plataforma universal do Windows 10, o que quer dizer que o mesmo aplicativo disponível para PCs agora funciona também no Mobile, trazendo uma interface renovada e várias funcionalidades importantes, como chamadas em grupo e muito mais. 


10 – Outros aplicativos

Além dos aplicativos já mencionados acima, tivemos alguns outros que passaram por reformulação ou foram anunciados para a plataforma.

Um bom exemplo é o app Carteira, que agora pode escanear e guardar cartões de crédito, e utilizar a tecnologia de NFC de seu smartphone para realizar pagamentos apenas aproximando ele a uma máquina compatível. Infelizmente, este recurso só está liberado para os Lumias da série X50 que são vendidos no exterior.

Outra mudança bem sutil, mas que com certeza tornará sua vida muito mais prática, é o recurso de ativação automática da viva voz durante as ligações, quando este recurso for ativado, seu celular vai ligar o viva voz quando você afastar o telefone de sua orelha, e ao trazer ele próximo de volta, ele retorna para o modo tradicional.

Por último, uma notícia que com certeza não vai agradar muita gente aqui no Brasil. O aplicativo nativo de rádio foi removido! Não se sabe exatamente o motivo, mas é provável que tenha sido para acompanhar o mercado internacional, já que ao contrário daqui os Estados Unidos e outros países de primeiro mundo não utilizam o Rádio FM com frequência.

Um novo aplicativo que não vem pré-instalado no sistema mas que pertence à Microsoft e pode ser baixado na loja com esta atualização é o Microsoft Authenticador. Ele é perfeito para usuários que querem deixar todas as suas contas mais seguras, com ele você pode adicionar várias contas em um único local para ter acesso ao código de autenticação de duas etapas, sendo compatível com contas da Microsoft, Google, Facebook e muito mais.


11- Sincronização entre dispositivos

Com as notificações em nuvem por meio da Cortana, as notificações entre os dispositivos Windows conectados serão sincronizadas entre si. Isto vai permitir que o recurso das notificações sincronizadas também esteja disponível para aparelhos Android, sincronizando notificações com um PC Windows 10, além da sincronização entre o Windows 10 em PC e Mobile. Você também poderá configurar quais aplicativos do seu telefone poderão notificar no PC com Windows 10.

Existem outras novidades menores que chegarão ao Windows 10 na geração Redstone 1, tornando a experiência mais similar entre dispositivos móveis e desktops com a plataforma. Além disso, a Microsoft já iniciará o desenvolvimento da próxima grande atualização a ser liberada publicamente em 2017, restando aguardarmos para vermos o que a companhia prepara para sua plataforma unificada.