MediaTek oficializa seu novo chipset Helio X30 com dez núcleos e GPU PowerVR 7XT

MediaTek foi a primeira fabricante de chipsets a trazer para o mercado de smartphones uma solução com processador deca-core. Agora, a gigante taiwanesa acaba de oficializar o seu novo chip com dez núcleos de processamento que recebe o nome de Helio X30. Ao contrário do Helio X20 lançado no ano anterior, este novo traz uma litografia mais avançada de 10nm, o que ajuda a empresa a ampliar o potencial da CPU com núcleos trabalhando em velocidade superior ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia.

A confirmação sobre o Helio X30 veio por parte de Zhu Shangzu, chefe de operações da MediaTek. O novo chipset será mais um membro da arquitetura ‘tri-cluster’ que combina três blocos de processadores, como nos modelos anteriores. A diferença é que o bloco dual-core mais potente trará os novos núcleos Artermis da ARM rodando a 2,8 GHz, sendo mais potentes que os Cortex-A72. O segundo bloco (quad-core) trará os já consagrados núcleos Cortex-A53 trabalhando a 2,2 GHz. Por fim, temos um terceiro bloco (também quad-core) com os novos núcleos Cortex-A35, estes sendo mais econômicos que os A53, trabalhando a 2 GHz.

id183854-1.jpg

Ele informa que os grandes destaques não ficam apenas na CPU, mas também no modem e GPU do chipset. A novidade contará com modem LTE de categoria 12 capaz de alcançar uma alta velocidade de download e upload além de ser capaz de multiagregação em redes compatíveis. Já a GPU é dita como membro da família PowerVR 7XT, mas não foi revelado qual o modelo. Apenas foi informado pelo COO da empresa que o componente conta com quatro processadores gráficos.

O novo chipset da empresa já chega preparado para realidade virtual. O Helio X30 também tem suporte a 8 GB de RAM LPDDR4 e as mais recentes memórias UFS 2.1. Além disso, a novidade é capaz de processar imagens de até 26 megapixels mesmo em aparelhos com câmera dupla. No entanto, MediaTek não chegou a informar quando veremos o Helio X30 no mercado, onde apenas é informado que o lançamento acontecerá em breve – provavelmente apenas no primeiro semestre de 2017.

Fonte: EET

Via: Phoneradar