WhatsApp ganha atualização para iPhone que pode combater as Fake News

O WhatsApp anunciou há cerca de um mês atrás, através do seu blog oficial, a chegada de um recurso para limitar o encaminhamento de mensagens a um certo número de destinatários. Essa nova limitação chegou hoje para os usuários do mensageiro no iPhone em uma atualização de número 2.18.81.

Caso você não saiba do que estamos falando porque nunca utilizou o recurso, a função de encaminhamento de mensagens foi adicionada pelo time de desenvolvedores do app há alguns anos atrás e permite que os usuários encaminhem mensagens para múltiplas conversas de uma vez só.

whatsapp-iphone-640x607.jpg
Imagem: UberGizmo

Testada inicialmente na Índia, onde as pessoas encaminham mensagens, fotos e vídeos mais do que em qualquer outro país do mundo, a limitação permite que determinada mensagem seja encaminhada para apenas 5 contatos de vez e remove o botão de encaminhamento rápido que costumava ficar ao lado de mensagens contendo fotos ou vídeos.

Apesar do WhatsApp não ter declarado nada a respeito, a atitude tomada pela equipe responsável pelo app pode ser uma medida visando combater a propagação de mensagens de conteúdo duvidoso, as Fake News. Uma vez que a dificuldade em encaminhar mensagens para uma grande quantidade de contatos pode desencorajar os criadores dessas noticiais falsas – e também aqueles (as) seus (uas) tios (as) que gostam de disseminar uma corrente. Hahaha.

No entanto, ainda é um mistério se a nova limitação conseguirá controlar essa propagação e só o futuro poderá nos dizer se ela surtiu efeito ou não.

 

Autor: Philipe Farias

Fonte: WhatsApp Blog