Seus problemas para rodar PUBG no celular podem ter acabado! Novo app promete aumentar a performance do jogo

É inegável dizer que os desenvolvedores de jogos, dos indies as grandes companhias, tem voltado cada vez mais os seus esforços para o mercado mobile. Com o grande crescimento desse nicho, as fabricantes de smartphones seguem o mesmo rumo e começam, mesmo que de forma tímida, a lançar os primeiros smartphones voltados para jogos.

Como smartphones gamer como o ROG Phone, o Razer Phone ou o Xiaomi Black Shark nem estão à venda no Brasil e aparelhos topo de linha como Galaxy S9, Xperia XZ2 e muitos outros infelizmente não são realidade para a grande maioria da população, tentar jogar títulos pesados como PUBG pode ser uma decepção para aqueles que tem um celular menos potente.

pubg.jpg
Imagem: Comboinfinito


Mas como quase tudo nessa vida tem um jeito, talvez seja possível você jogar PUBG de forma mais fluída graças ao GFX Tool, ferramenta desenvolvida pelo usuário tsoml, do XDA Developers, que promete melhorar drasticamente a performance do PUBG no seu smartphone Android.

De acordo com testes do próprio XDA, a utilização da aplicação para rodar o jogo dobrou a taxa de quadros no OnePlus 3, que possui um Snapdragon 820 e uma GPU Adreno 530. Antes de utilizar o app e fazer as alterações a taxa de FPS (quadros por segundo) registrada no aparelho era em média, em gráficos medianos, 26 FPS. Após a instalação e configuração do GFX Tool, a taxa de quadros dobrou ficando em torno de 40 a 50 FPS.

Para utilizar a ferramenta talvez seja necessário que seu aparelho Android seja rooteado, ou seja, que você tenha acesso de administrador ao sistema. E antes que você pergunte o motivo do “talvez” acima, eu explico: caso o seu PUBG esteja na versão 0.6, que é a versão atual do jogo aqui no Brasil, você não precisará ter o seu aparelho rooteado, no entanto, se por algum motivo a versão instalada no seu smartphone for a 0.7, o root será necessário.

Logo abaixo você pode conferir uma captura de tela do GFX Tool.

342239.jpg
Imagem: Reprodução / XDA Developers


A interface do aplicativo é bem simples e fácil de entender caso você domine um pouco de inglês ou tenha tido alguma experiência em configurar o gráfico de algum jogo antes. Caso esse não seja o caso ou você tenha tido alguma dúvida, nós vamos explicar rapidamente a seguir como funciona o app.

Versão

Nessa opção você deverá escolher a versão em que o PUBG instalado no seu smartphone está e como já explicamos anteriormente, a depender da versão será necessário o root do aparelho. Vale ressaltar que a versão atual do jogo aqui no Brasil é a 0.6.

Resolução

Nessa seção você deverá indicar a resolução para o jogo rodar. Quanto mais baixa a resolução, menor o número de pixels para fazer a renderização e consequentemente maior o desempenho.

Gráficos

Aparentemente os desenvolvedores do jogo não dão todas as opções possíveis de configuração de gráficos, com isso, caso o seu dispositivo aguente, você pode ativar o modo “High Fidelity” (alta fidelidade em tradução direta) para ter gráficos ainda mais realistas.

Caso seu smartphone não aguente tanto o tranco, deixe essa opção como “Smooth” (suave) para rodar o jogo com gráficos ainda mais leves do que o normal e ter um pouquinho mais de desempenho.

FPS

Aqui você deve marcar a quantidade máxima de FPS que deseja, sendo recomendado que deixe o valor em 60 FPS. Quanto maior o valor, maior a fluidez vista no jogo e maior a quantidade de energia necessária.  

Anti-aliasing

O “anti-aliasing” faz com que as texturas do jogo fiquem mais regulares, sem aqueles serrilhados nas bordas. Deixa-lo ativado poderá comprometer a performance, o que pode não ser ideal se o seu smartphone já sofre para rodar o jogo.

Style

“Style” (estilo em tradução direta) é uma configuração apenas cosmética que modifica os níveis de saturação das cores do jogo.

Shadows

Apesar do fato que desativar as sombras (“Shadows”) pode lhe trazer uma maior performance, é aconselhado deixar essa configuração marcada como “Skip” (pular em tradução direta), uma vez que desativá-las em jogos como PUBG pode te deixar em desvantagem.

Vulkan

Essa opção refere-se à utilização da API gráfica Vulkan do Android, que permite melhores desempenhos em smartphones compatíveis. Deixe-a ativada apenas se o seu aparelho suportar a funcionalidade, pois a tentativa de abrir o jogo em dispositivos não compatíveis fará o jogo travar ao abrir.

Caso o travamento aconteça, basta finalizar o processo e desativar a opção.

https-2f2fblogs-images-81.jpg
Imagem: Forbes


Assim que acabar a configuração basta clicar no botão “Accept”, que logo irá se transformar em um botão para rodar o jogo. Clique no botão e aproveite a sua jogatina. Caso as alterações não funcionem de primeira, talvez seja necessário reiniciar o seu aparelho.

Para baixar o GFX Tool para o seu smartphone Android direto da Google Play, basta clicar aqui.

Autor: Philipe Farias

Fonte: XDA