Sharecare, aplicativo que promete revolucionar o mercado da saúde, chega ao Brasil

Os aplicativos e as tecnologias mobile no geral têm dominado nosso dia a dia, trazendo soluções inovadoras nas diversas áreas de nossas vidas, como transporte, alimentação, consumo de conteúdo multimídia, dentre muitos outros exemplos. Porém, ainda há uma área especifica que carece de uma plataforma que se torne um ícone, assim como já aconteceu com Uber, iFood e Netflix, estamos falando da área da saúde e bem-estar.

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Não que não existam aplicativos que busquem promover um estilo de vida mais saudável, com serviços de monitoramento de indicadores de saúde, alimentação e dicas, porém não há nenhum que seja a referência, conseguindo unir todas as informações mais importantes numa única plataforma. É justamente isso que a Sharecare, uma marca americana, pretende suprir, com a chegada no País.

Sua plataforma já é um sucesso nos Estados Unidos, onde já recebeu aportes de nomes como Oprah Winfrey e Dr. Oz, e promete revolucionar o mercado brasileiro de saúde e sua relação com o mundo corporativo e com a população de modo individual.

 

Mas, afinal, o que é Sharecare?


Sharecare é uma plataforma, que pode ser acessada tanto via web, quanto através de aplicativos móveis, que recolhe informações completas de saúde, desde a altura e peso até a taxa de glicose, e permite a integração com diversos dispositivos inteligentes, como pulseiras e relógios que monitoram atividades. 

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Além disso, um dos destaques do aplicativo é a funcionalidade chamada RealAge, método que leva em consideração cada taxa de saúde e hábito diário (tabagismo, consumo de álcool, prática de exercícios, alimentação, entre outros) para mensurar a idade real da pessoa, que pode ser maior ou menor do que sua idade biológica. A partir do resultado, a ferramenta fornece soluções que o usuário poderá adotar para diminuir sua idade real e ficar “mais jovem” a cada dia, contribuindo com sua saúde como consequência.

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Um outro recursos muito interessante da plataforma permite identificar automaticamente o nível de emoção e estresse em cada ligação que o usuário fizer, oferecendo uma análise de quais dias o usuário estava mais tranquilo ou estressado. Por meio dos sensores de movimento do celular, o aplicativo identifica em qual período o usuário estava dormindo e, assim, determinar quantas horas ele descansou por noite. Dessa forma, o sono, que é um importante regulador de saúde, será monitorado diariamente e de forma automática.

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O grande trunfo da Sharecare, entretanto, está no GreenDay, uma premiação baseada nos hábitos de saúde, que é representada por um coração verde a ser preenchido conforme o cumprimento desses hábitos. Para completar o coração, é necessário realizar diariamente pelo menos oito dos fatores considerados importantes para ter uma vida saudável. Eventualmente, preencher o GreenDay poderá garantir vantagens ou descontos em determinadas parcerias, já que uma das propostas da Sharecare é fechar parcerias e contratos com operadoras e seguradores de saúde, assim como com empresas, oferecendo serviços de gestão completa da saúde de associados e empregados.

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O objetivo da Sharecare é fazer com que o monitoramento da saúde seja feito de forma fluida e com o menor esforço possível ao usuário, para que sobre tempo para ele aproveitar a qualidade de vida adquirida por meio do aplicativo.

 

Chegada no Brasil

A Sharecare foi criada há sete anos nos Estados Unidos e, em 2017, estendeu-se para o Havaí. A plataforma já alcançou 45 milhões de pessoas no mundo que fazem a gestão da própria saúde, adquirindo maior conhecimento sobre seus hábitos, autonomia de prevenção e, consequentemente, reduzindo custos com o tratamento de doenças.

Já a Healthways é uma empresa que chegou ao Brasil em outubro de 2008, por meio de uma parceria com o Grupo Fleury para a gestão de crônicos. A companhia desenvolveu outras soluções, como Coaching de Bem-Estar, Envelhecimento Saudável, Ortopedia, Ligue Saúde e Modelagem Preditiva. Em março de 2015, a SulAmérica investiu R$ 250 milhões na joint venture com a Healthways, que contemplou cerca de 1,5 milhão de clientes em seus programas.

Em 2016, vislumbrando que o mercado da saúde iria se digitalizar por estar em um processo forte de inovação, a Healthways foi comprada pela Sharecare. Com a parceria, elaborou indicadores de saúde e bem-estar que possibilitam a avaliação da qualidade de vida de determinadas populações em ambientes corporativos, operadoras de saúde e até em instituições públicas. A partir disso, passará também a ser a administradora da plataforma de gestão de saúde.

 

Campanha de Lançamento da Sharecare no Brasil

 
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